Tonturas e formigueiro são sintomas raros da covid-19 relatados por pacientes

Mas há mais. O jornal britânico The Guardian lista sintomas menos comuns que foram reportados por pacientes em estudos divulgados em revistas científicas.

Tonturas e formigueiro são sintomas raros da covid-19 relatados por pacientes

Febre, cansaço, tosse seca, falta de ar, perda de olfato ou de paladar podem ser sinal precoce de infeção pelo novo coronavírus e são os principais sintomas identificados pela Organização Mundial de Saúde. A estes junta-se ainda em alguns casos a diarreia, garganta inflamada e congestão nasal. No entanto, o jornal britânico The Guardian lista agora alguns sintomas menos comuns que foram reportados por pacientes em estudos divulgados em revistas científicas. Exemplos? Erupções cutâneas, tonturas e formigueiro.

LEIA DEPOIS
Hospital de Faro engana-se e família vela e enterra corpo errado

Dedo Covid

Alguns doentes oriundos de diversos países têm manifestado erupções cutâneas nos dedos dos pés, idênticas às frieras. As lesões, conhecidas por Covid Toe (Dedo Covid em português) são vermelhas ou roxas e também podem aparecer nas mãos. O European Journal of Pediatric Dermatology reportou vários casos destes entre crianças e adolescentes italianos.

Conjuntivite

Este é um sintoma mais raro, cujo vírus é detetado nas lágrimas. O Royal College of Ophthalmologists and College of Optometrists do Reino Unido explica que «qualquer infeção do trato respiratório superior pode resultar em conjuntivite viral e este também é o caso da Covid-19». No entanto, os especialistas aafirma também que é pouco provável que este sintoma surja de forma isolada, sem outros associados, como febre ou tosse.

Necrose

Um estudo espanhol publicado no British Journal of Dermatology adianta que 6% dos 375 casos de Covid-19 analisados apresentavam necrose, ou seja, morte dos tecidos causada por infeção. Nestes casos, os doentes – principalmente idosos –  também poderiam ter a pele manchada.

Tonturas e dores de cabeça

Um estudo chinês publicado na JAMA Neurology em abril, concluiu que 36,4% dos 214 pacientes envolvidos tinham tonturas ou dores de cabeça. Nos casos agudos da covid-19 este número subia para os 45,5%. No entanto, as tonturas e as dores de cabeça são consideradas uma consequência da doença. Segundo um professor de virologia na Universidade de Reading, no Reino Unido, esta é uma consequência da doença.

Formigueiro

O The Guardian relata ainda que alguns pacientes queixaram-se de formigueiro e ardor. No entanto, segundo especialistas esta pode ser uma resposta do sistema imunitário ao vírus, que acontece quando as células do corpo são ativadas para libertarem produtos químicos.

LEIA MAIS
Ventura avança com plano de confinamento para população cigana mesmo sem apoio

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS