Terminal de cruzeiros em Cabo Verde em concurso público internacional

O terminal de cruzeiros a instalar na ilha cabo-verdiana de São Vicente prevê a construção de dois pontões para atracação de navios com mais de 400 metros de extensão e de uma vila turística, conforme concurso público internacional.

Terminal de cruzeiros em Cabo Verde em concurso público internacional

Terminal de cruzeiros em Cabo Verde em concurso público internacional

O terminal de cruzeiros a instalar na ilha cabo-verdiana de São Vicente prevê a construção de dois pontões para atracação de navios com mais de 400 metros de extensão e de uma vila turística, conforme concurso público internacional.

O concurso público internacional, em duas fases, para a pré-seleção de empreiteiros para as obras de construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo, foi lançado na segunda-feira pela Infraestruturas de Cabo Verde, de acordo com o edital a que a Lusa teve hoje acesso.

O Governo cabo-verdiano estima que as obras vão custar mais de 26 milhões de euros e que o terminal permita receber anualmente 200.000 turistas de cruzeiro.

A empreitada deverá arrancar em agosto, para estar concluída em 22 meses, conforme prevê o concurso.

A primeira fase do concurso, que arrancou em 27 de janeiro e que termina no dia 11 de março, vai selecionar até oito candidatos e a segunda fase será lançada em 18 de março. A adjudicação da obra ao vencedor do concurso está prevista para finais de julho de 2020.

Trata-se da maior obra pública dos últimos anos em Cabo Verde, cofinanciada pela Fundo ORIO, dos Países Baixos, e pelo Fundo OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) para o Desenvolvimento Internacional.

“O Terminal de Cruzeiros do Mindelo terá um impacto enorme na economia de São Vicente e Santo Antão, assim como um efeito indutor na economia de Cabo Verde”, lê-se no edital do concurso.

Os trabalhos vão envolver a reivindicação de uma área de terra, denominada “Ponte Terrestre”, com 2.700 metros quadrados, e a dragagem de aproximadamente 124.000 metros cúbicos na bacia portuária e no canal de acesso.

Entre outras características, o projeto prevê ainda a construção de um pontão de atracação de 400 metros de extensão com 11 metros de profundidade e outro de 450 metros com 9,5 metros de profundidade, além de um cais com uma largura de 12 metros, uma gare de passageiros, uma vila turística e uma zona imobiliária.

Prevê também a construção de um edifício de receção aos turistas com cerca de 900 metros quadrados, designado por “Visitor Welcome Center”, e instalações com 6.150 metros quadrados dedicados ao estacionamento de táxis e autocarros de apoio.

Cerca de 48.500 turistas em viagens de cruzeiro visitaram Cabo Verde em 2019, um aumento de 3% face ao ano anterior e um novo recorde, segundo dados provisórios da empresa pública Enapor, que gere os portos do país.

A Lusa noticiou no final de outubro que o futuro terminal de cruzeiros da ilha cabo-verdiana de São Vicente avança em 2020, num investimento público superior a 2.900 milhões de escudos (26,2 milhões de euros), prevendo movimentar, anualmente, 200.000 passageiros.

A informação consta da lei do Orçamento do Estado para 2020, sendo uma das mais emblemáticas obras públicas projetadas pelo Governo, já com uma dotação orçamental para o arranque da empreitada de 972 milhões de escudos (8,8 milhões de euros).

Em 2021, o Governo prevê uma dotação de 1.152 milhões de escudos (10,4 milhões de euros) para os trabalhos na infraestrutura, acrescidos de 779 milhões de escudos (sete milhões de euros) em 2022, ano em que o terminal de cruzeiros de São Vicente deverá ficar concluído.

PVJ // SR

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS