Sentado o dia inteiro a trabalhar? Dores de costas? Eis o que não sabia sobre isto

Ter uma boa postura enquanto está sentado não garante que esteja prevenido das dores de costas.

Sentado o dia inteiro a trabalhar? Dores de costas? Eis o que não sabia sobre isto

O segredo está na maneira como se posiciona e se movimenta quando sentado numa cadeira, especialmente se trabalha nesta posição o dia inteiro, dizem os especialistas . Uma postura correta é importante para a disposição do seu corpo no dia-a-dia, mas isso não deixa de o colocar em risco de dores nas costas.

Ashley James, porta-voz da sociedade de fisioterapia e fisioterapeutas da saúde ocupacional, diz que a postura quase “estática” que as pessoas têm enquanto estão a trabalhar sentadas quase o dia todo é que traz problemas lombares. Não existe uma “posição perfeita” para se prevenir.

Tente manter a zona central do seu corpo direita, mas sem colocar muita pressão nas costas. Se se sente mais aliviado ao estar com o corpo mais “descaído”, dando a noção que queremos estar deitados, pode fazê-lo mas não por muito tempo. Outras alternativas são também levantar-se de vez em quando e também ter um apoio para os pés, no fundo da secretária, para dar alguma altura.

Os especialistas em ortopedia explicam também que quando o corpo sofre demasiada tensão, o cérebro envia a informação de que é necessário proteger a zona em questão e aí entramos no processo de não nos sentirmos bem numa certa posição.

Oitenta por cento da população mundial já registou que teve dores lombares em algum momento da sua vida. É o segundo motivo mais frequente de consulta médica, conta o colégio Americano de Reumatologia.

Impala Instagram


RELACIONADOS