Secretário de estado da Saúde: «Não há racionamento dos testes»

O secretário de estado da Saúde, António Lacerda Sales, refere que os testes são realizados de uma forma séria, responsável e racional.

Secretário de estado da Saúde: «Não há racionamento dos testes»

Durante a conferência de imprensa desta terça-feira, 24 de março, para a habitual atualização de informação relativa ao número de infetados por Covid-19 em Portugal, o secretário de estado da Saúde, António Lacerda Sales, frisou que “não há racionamento de testes”.

António Lacerda Sales afirmou que estão a fazer os testes de uma forma séria e responsável e racional, mas se os casos começarem a aumentar terão de avançar para testagem com “maior número e de acordo com a estratificação de grupos de risco”, garantindo que “não há racionamento nos testes, há racionalização dos testes”.

LEIA DEPOIS
Covid-19: Bancos permitem suspensão de pagamento na prestação da casa

“Tudo isto tem de ser feito com suporte técnico”

O secretário de estado da Saúde refere que em primeiro lugar são testados os profissionais de saúde que apresentam sintomas, no entanto,  está também a ser estudada a hipótese de serem testados os assintomáticos que contactaram com doentes infetados com Covid-19. Tal como para pessoas que trabalham com população mais vulnerável em lares e/ou residências de idosos. “Tudo isto tem de ser feito com suporte técnico, com evidencia científica e em consonância com a nossa capacidade de aquisição no mercado”, assegurou António Lacerda Sales.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
Covid-19. Governo adia inspeções automóveis por cinco meses
óculos Os modelos indicados para cada tipo de rosto

Impala Instagram


RELACIONADOS