Saiba como se proteger de esquemas fraudulentos em tempos de Covid-19

Promessas de redução de despesas com link para o Portal das Finanças ou promessas de cura para o Covid-19? Talvez não. Leia com atenção

Saiba como se proteger de esquemas fraudulentos em tempos de Covid-19

Em plena crise de saúde pública é fácil ser arrastado para esquemas fraudulentos. Links que lhe prometem reduções de despesas, um acompanhamento da evolução da doença ou um link falso para o portal das finanças são alguns dos exemplos. Em todos os casos, a técnica é lhe dados ou exigir-lhe dinheiro.

Segundo a DECO, há cinco esquemas no pódio dos mais usados nestes dias de incerteza. São eles campanhas de angariação de fundos para combate à doença; testes de despiste do covid-19; plataformas de informação sobre evolução da pandemia; campanhas de vacinação comparticipadas pelo SNS; redução de 30% na água, gás e luz, remetendo para um documento no portal das finanças.

Muitos dos esquemas chegam por e-mail, refere a DECO. Outros por WhatsApp ou até por sms. Em muitos casos, o modo como as mensagens estão redigidas permite descortinar se se trata de uma fraude. Alguns sinais a que deve estar atento.

  1. 1- Leia bem o texto. Se tiver erros ortográficos ou incoerências gramaticais, apague.
  2. 2- Desconfie se estiverem escritos noutro idioma. Os organismo oficiais comunicam em português de Portugal.
  3. 3- Não clique no link. Copie o endereço e cole-o na caixa de pesquisa do Google. Se for malicioso, certamente que encontrará informação sobre o esquema. O importante é não clicar.
  4. 4- “Quando a esmola é muita, o pobre desconfia” é um provérbio que serve como uma luva a estas mensagens armadilhadas. Ainda não há cura para a covid-19. Se lhe propuserem uma solução, trata-se provavelmente de uma fraude.
  5. 5- Confie apenas em comunicações de organismos oficiais, como a Direção-Geral da Saúde e o Ministério da Saúde.
  6. 6-Desconfie se lhe oferecerem máscaras, gel desinfetante ou até papel higiénico. Estes bens de primeira necessidade que agora vão escasseando nas prateleiras são também um ótimo engodo.
  7. 7-Suspeite de endereços que remetam para formulários de levantamento de dados pessoais. O objetivo é recolher dados que, em muitos casos, permitem aceder às credenciais de acesso ao e-mail ou ao homebanking. Esta informação nunca é pedida, nem por escrito, nem por telefone. As passwords devem ser intransmissíveis.

Leia a a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS