Rui Pinto terá espiado Estado português quando soube que estava a ser investigado

O hacker português, Rui Pinto, terá espiado o Estado português quando soube que estava sob investigação por parte da PJ e do Ministério Público.

Rui Pinto terá espiado Estado português quando soube que estava a ser investigado

O hacker português, Rui Pinto, terá espiado o Estado português quando soube que estava sob investigação por parte da PJ e do Ministério Público. Segundo a revista Sábado, Rui Pinto terá pirateado vários endereços de e-mail de procuradores e de funcionários do Ministério da Administração Interna.

De acordo com a mesma publicação, o hacker acedeu a e-mails de Amadeu Guerra, antigo diretor do DCIAP e conseguiu intercetar contactos com Joana Marques Vidal, a ex-procuradora-geral da República. Rui Pinto terá ainda tido acesso ao e-mail de Maria José Morgado, antiga procuradora geral do distrito de Lisboa. A revista Sábado refere que o hacker pretendia obter informações acerca do inquérito de que era alvo por parte do país.

A mesma publicação dá conta de que Patrícia Barão, procuradora, requereu declaração de especial complexidade do processo no despacho do DCIAP no qual constam as suspeitas. No caso do pedido ser aceite, o prazo da investigação será prolongado por um prazo de mais 6 meses.

Rui Pinto está em prisão preventiva

Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu a 6 de junho, manter em prisão preventivao português Rui Pinto, colaborador do Football Leaks, negando assim provimento ao recurso apresentado pela defesa do arguido.

«Face aos factos fortemente indiciados no processo e correspondentes crimes e havendo, caso fosse libertado, concretos perigos de fuga, de continuação da atividade criminosa e de perturbação do decurso do inquérito, só a medida detentiva aplicada se revela ser a adequada», explicou à agência Lusa fonte do TRL.

Em prisão preventiva desde 22 de março, Rui Pinto, de 30 anos, foi detido na Hungria e entregue às autoridades portuguesas, com base num mandado de detenção europeu, estando indiciado pela prática de quatro crimes: acesso ilegítimo, violação de segredo, ofensa à pessoa coletiva e extorsão na forma tentada.

LEIA MAIS

Rosa Grilo ataca família paterna de Renato: «O meu filho está a ser usado por vingança»

Previsão do tempo para sexta-feira, 28 de junho

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS