Rotina de dormir: Acabe com o drama do seu bebé na hora de ir para a cama

Especialistas revelam os benefícios de uma rotina de dormir para garantir uma boa noite de sono do bebé. Tome nota de algumas dicas que podem ser adaptadas ao seu estilo de vida.

Rotina de dormir: Acabe com o drama do seu bebé na hora de ir para a cama

Especialistas revelam os benefícios de uma rotina de dormir para garantir uma boa noite de sono do bebé. Tome nota de algumas dicas que podem ser adaptadas ao seu estilo de vida. Na verdade, ninguém gosta de passar horas a tentar acalmar a criança. A equipa da Emma, marca alemã que pretende revolucionar o mercado do sono, explica porque é importante estabelecer boas práticas na hora de ir para a cama.

LEIA MAIS
Esperança de vida: Portugal tem mais de um milhão de pessoas acima dos 75 anos

Ter uma rotina previsível ajuda os bebés

Os bebés, de acordo com esta equipa de especialistas, aprendem através de ações antes de começarem a entender o significado das palavras. Por isso, ter uma rotina de dormir previsível ajuda os bebés a aprender através dessas ações que é hora de dormir.  Estas medidas devem ser implementadas desde cedo para que comecem a surtir efeito no sono o mais rápido possível. No entanto, os recém-nascidos não seguem um horário de sono fixo, pelo que, antes das cinco ou seis semanas, tentar implementar uma rotina de dormir pode ser um trabalho em vão. O ideal será esperar que o bebé complete as seis semanas e, até lá, aproveitar para ir conhecendo os hábitos do bebé e perceber o que o acalma e relaxa.

Quando o bebé vai para casa pela primeira vez, é normal os pais fazerem tudo para garantir que recebe todo o cuidado, amor e sono de que precisa. Mas, às vezes, isso significa que estamos a habituá-lo a certos hábitos que depois se tornam complicados de manter, como adormecer sempre ao colo ou amamentá-lo até que adormeça.

Siga estas dicas:

Tendo em conta todas estas variantes, a equipa de especialistas da Emma desenhou uma rotina que poderá servir de base e ser adaptada para o seu bebé:

– 45 minutos a 1 hora antes de dormir: dê banho ao bebé, troque a fralda e passe loção;

– 30 a 45 minutos antes de deitar: massaje o bebé para relaxar, vista o pijama e envolva-o. Coloque um som ambiente e baixe as luzes;

– 15 a 30 minutos antes de dormir: aproveite para quaisquer cuidados extra que sejam precisos, como alimentar o bebé ou outras atividades calmantes;

– 10 a 15 minutos antes de dormir: leve o bebé para o seu quarto, se ainda não o fez;

– 5 minutos antes de dormir: nesta altura o bebé já deve estar com sono. Coloque-o no berço antes de adormecer.

LEIA MAIS
Cidadãos do Mundo | Rui e Marta deixaram tudo pelo sonho e vontade de viajar
Previsão do tempo para segunda-feira, 16 de setembro

Impala Instagram


RELACIONADOS