As recomendações da Proteção Civil para fazer frente ao mau tempo

Face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional da Proteção Civil emitiu alguns conselhos à população.

As recomendações da Proteção Civil para fazer frente ao mau tempo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê chuva, vento e agitação marítima fortes pelo menos até à próxima sexta-feira e, por isso, a Autoridade Nacional da Proteção Civil emitiu alguns conselhos à população.

LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para esta quinta-feira, 19 de dezembro

Face à situação que é descrita pelo IPMA, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de existência de inundações em meio urbano por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; inundação por transbordo de linhas de água nas zonas mais vulneráveis; inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem; piso rodoviário escorregadio e lençóis de água; danos em estruturas montadas ou suspensas; queda de ramos ou árvores; acidentes na orla costeira e fenómenos como deslizamentos de terras.

Mas, o que deve fazer?

A Proteção Civil indica que o impacto deste tipo de situações pode ser minimizado, sobretudo se forem adotados os comportamentos adequados.

Por isso, particularmente em zonas historicamente mais vulneráveis, recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a adoção de uma condução mais defensiva. Deve reduzir a velocidade e ter cuidado com a formação de lençóis de água nas vias, sobretudo junto à orla costeira e zona ribeirinha.

Deve fixar adequadamente estruturas soltas (como andaimes e placards); evitar praticar atividades relacionadas com o mar (pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar); estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e autoridades. Não se esqueça também de retirar animais e equipamentos agrícolas de terrenos perto de rios e cursos de água.

Cinco distritos sob aviso laranja

Cinco distritos de Portugal continental estão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e persistente, podendo ser acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).  Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Aveiro vão estar sob aviso laranja entre as 18h00 desta quarta-feira e as 00h00 de quinta-feira.

Texto: Joana Ferreira com Lusa

LEIA MAIS
Sismo de magnitude 4.8 sentido nos Açores

 

Impala Instagram


RELACIONADOS