Quarentena: Saiba todas as dicas para poupar energia em casa

Numa altura em que muitas famílias se encontram em casa, com pais em teletrabalho e filhos com aulas à distância a Quercus dá-lhe alguns conselhos para limitar o consumo de eletricidade.

Quarentena: Saiba todas as dicas para poupar energia em casa

Numa altura em que o estado de emergência foi renovado até 2 de maio e muitas famílias continuam em casa, é de esperar que a fatura de energia aumente. A rotina diária do agregado familiar nclui, quase exclusivamente, atividades de trabalho, refeições, limpeza e lazer em casa, com recurso a equipamentos elétricos e eletrónicos, nem sempre utilizados da forma mais eficiente quando se fala de consumos. Para ajudar os portugueses, a Quercus, em parceria com a Topten, listou algumas dicas que pode colocar em prática.

LEIA DEPOIS
Covid-19. Adriana despediu-se do pai através de chamada telefónica

Conservação e Preparação dos Alimentos

Regule e mantenha constantes as temperaturas do termostato do frigorífico (a +5°C) e do congelador (a -18°C).
Reduzir as temperaturas destes compartimentos faz aumentar os consumos em cerca de 10% e estraga alguns alimentos. Arrume adequadamente os alimentos no frigorífico e congelador. Tenha em atenção as capacidades dos compartimentos e evite o contacto direto com as paredes do aparelho para manter a ventilação. Evite abrir muito tempo e muitas vezes as portas do frigorífico/congelador. Estas são as causas principais do aumento da temperatura interna do aparelho (cerca de 20%) e do consumo elétrico. Retire do frigorífico, uma hora antes, as refeições que tiver que aquecer.

Quando usar o forno, opte pela função circulação forçada (ventilação). Pode diminuir em 10°C a temperatura do forno, acelera o processo de cozedura e pode inclusive cozinhar em vários tabuleiros simultaneamente. Desligue o forno 10 a 15 minutos antes do tempo, aproveitando o calor residual para terminar a cozedura. Abra a porta apenas quando necessário. Numa cozedura de 20 minutos a 250°C, abrir a porta durante 10 segundos implica consumir mais 8% em energia.

Informática e Entretenimento

Reduza o tempo de entrada em hibernação e desligue o monitor e o computador. Defina tempos reduzidos de 5 minutos e 15 minutos, respetivamente. E desligue também a ligação wireless se não estiver a usar a internet. Ajuste a luminosidade do ecrã do computador e televisor. Deve adequar a luminosidade à luz ambiente, pois é mais saudável para os seus olhos. Anule os consumos de standby e off-mode dos aparelhos eletrónicos. Desligar no comando pode não ser suficiente. Por isso, use tomadas com corte de corrente ou tomadas inteligentes, para evitar consumos extra.

Climatização da habitação

Aproveite ou proteja a sua casa do aquecimento natural dos raios solares. De dia, abra os estores e feche as janelas, à noite feche-os; no verão, se houver radiação direta, baixe os estores e abra as janelas (se a temperatura exterior o permitir). Não se esqueça de ventilar as divisões 10-15 minutos por dia. Adeque a temperatura da habitação às temperaturas exteriores e à estação do ano. Climatize apenas as divisões que usa e evite deixar portas ou janelas abertas. Aproveite o temporizador do aparelho para ligar e desligar em alturas específicas. Lembre-se de que ao subir 1°C, no ar condicionado, consome mais 7% em energia.

LEIA MAIS
António Costa tem ambição de abrir creches em maio
Quem é Ming Chu Hsu, a multimilionária que doou 4,6 milhões em equipamento médico a Portugal

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS