Qualidade da areia passa a ser avaliada para classificar praias

Qualidade da areia passa a integrar critérios para classificação de praia como Bandeira Azul. As praias portuguesas, assim como já acontece com a água, vão ter de apresentar níveis baixos de fungos e bactérias.

Qualidade da areia passa a ser avaliada para classificar praias

As praias portuguesas terão de cumprir um novo critério, a qualidade da areia, para serem consideradas zonas seguras para banhos e integrarem a portaria que fixa a época balnear. Assim, terão de apresentar níveis baixos de fungos e bactérias, como a E-coli e os Enterococus, as mesmas bactérias analisadas para determinar se a água tem boa ou má qualidade para banhos.

Voo da TAP sofre acidente em Copenhaga
Um avião Airbus A320-200 da TAP, que fazia o voo TP754, entre Lisboa e Copenhaga sofreu um acidente (… continue a ler aqui)

A avaliação resulta de uma recomendação da Organização Mundial de Saúde, mas só avançará após 2023, avança o Jornal de Notícias. As análises vão ter de ser feitas ao longo de cinco anos e só depois pode existir uma avaliação final.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já elaborou um guia com as novas regras, que deverá ser implementado depois de 2023. Estas análises vão ser feitas ao longo da época balnear, mas, caso o areal acuse elevada presença de bactérias, pode ficar interdito aos banhistas.

Impala Instagram


RELACIONADOS