PSP alerta para aumento de burlas através do MB Way

A Polícia de Segurança Pública, que conta com mais de 135 registos de burlas só este ano, alerta para as plataformas de vendas online – alvo forte dos burlões – e aconselha as pessoas a não seguirem instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.

PSP alerta para aumento de burlas através do MB Way

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alerta para as plataformas de vendas online – alvo forte dos burlões – e aconselha as pessoas a não seguirem instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.  O aviso foi feito através da página oficial da PSP no Facebook. «Existem 99 registos referentes a burlas deste género em 2018, no nosso Sistema Estratégico de Informação. Em 2019, até dia 31 de maio, já existiam 135 registos».

LEIA DEPOIS
Mulher que tentou raptar bebé no hospital São João é julgada hoje

Atenção aos sites de vendas online

Neste alerta partilhado nas redes sociais, a Polícia de Segurança Pública refere, que o modus operandi dos burlões, ainda que possa ter algumas variações, passa pelos sites de vendas online, exemplo do OLX ou  CustoJusto, entre outros, através dos quais contactam os vendedores via telefone e mostram-se interessados na compra de um determinado objecto. «Na sequência desse contacto, os burlões convencem as vítimas a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efetuarem o pagamento do objeto via MB WAY. Quando conseguem enganar a vítima, aproveitam o desconhecimento que a vítima possui sobre a aplicação MB WAY e, através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adotarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima». 

A PSP acrescenta ainda: «A vítima, é, assim, levada a introduzir no ATM o número de telemóvel do suspeito e o fornecimento do respetivo código, associando-o ao seu cartão de Multibanco».

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 13 de novembro
Já há famílias «avaliadas e selecionadas» para receber bebé encontrado no lixo

Impala Instagram


RELACIONADOS