Primeira pena de prisão em Portugal por burla com MB Way

Fábio Faria, de 34 anos, é o indivíduo condenado, pela primeira vez, por burla com MB Way. Arguido liderou durante um ano esquema de burlas.

Primeira pena de prisão em Portugal por burla com MB Way

O Tribunal de Setúbal proferiu a primeira condenação a pena de prisão efetiva em Portugal por burlas através da aplicação MB Way. Fábio Farias liderou durante um ano um esquema de burlas, em Setúbal, e mesmo quando foi preso por outros crimes, continuou a enganar vítimas.

O homem de 34 anos foi condenado a quatro anos de prisão por crimes de burla informática e burla simples. Outros três arguidos, um homem e duas mulheres, foram condenados a penas de multa por facilitarem os seus contactos e contas bancárias para transferências e levantamentos de dinheiro.

Entre 2018 e 2019, o grupo conseguiu retirar cerca de 40 mil euros das contas bancárias das vítimas. O dinheiro foi usado para financiar luxos, incluindo telemóveis de gama alta e viagens.

Anúncios em plataformas online

As vítimas eram pessoas com bens usados à venda em plataformas de anúncios online. Fábio Farias abordava-as e dizia-lhes que pretendia pagar através de Mb Way. Era então que indicava às vítimas, pouco familiarizadas com este método de pagamento, como deviam proceder.

Informava-as de que deviam introduzir o número de telemóvel burlão quando, na verdade, o número a inserir seria o do próprio utilizador da aplicação. Os vendedores seguiam as instruções sem saber que, ao introduzirem o número de telemóvel indicado, lhe estavam a dar total controlo das suas contas bancárias.

Tal como escreve o Jornal de Notícias, quando as vítimas se apercebiam do engano, já milhares de euros tinham ‘voado’, transferidos para as contas dos outros três elementos do grupo.

LEIA MAIS
Polícia Judiciária detém suspeitos de burla com carros de alta cilindrada

Impala Instagram


RELACIONADOS