Prepara-se, vamos entrar no pico da gripe!

Este ano, o período de maior atividade da gripe em Portugal dá-se entre o Natal e a segunda semana de janeiro. A previsão foi apresentada, esta manhã, pelo Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias.

Prepara-se, vamos entrar no pico da gripe!

Este ano, o período pico da gripe  dá-se entre o Natal e a segunda semana de janeiro. A previsão foi apresentada, esta manhã, pelo Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias. O início da fase epidémica ocorreu há duas semanas, segundo dados confirmados pela equipa de investigadores responsável pelo estudo, da qual faz parte Nuno Rodrigues, médico, da Associação Nacional dos Médicos de Saúda Pública (ANMSP) e António Teixeira Rodrigues e Peter Heudtlass, do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR).

LEIA DEPOIS
O pedido especial da mulher de Pedro Passos Coelho que luta contra um cancro

Farmácias conseguem antecipar em duas semanas a fase mais severa de contágios

As farmácias conseguem antecipar em duas semanas a fase mais severa de contágios, com base nos dados diários da dispensa de medicamentos e produtos de saúde para infeções respiratórias. «Este novo instrumento tem grande valor para a Saúde Pública, porque permite alertar a população para a necessidade de reforçar os comportamentos preventivos», declara Nuno Rodrigues, da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, acrescentando: «Por outro lado, dá mais tempo aos serviços de saúde para planificarem a sua resposta». As autoridades de Saúde recomendam a vacina da gripe, principalmente nos grupos de risco.

A época da vacinação contra a gripe arrancou no dia 15 de outubro em Portugal. Este ano, mais de 1,3 milhões de portugueses já se vacinaram, registando-se uma subida em todos os grupos em comparação com período homólogo do ano passado. Verificou-se também o aumento da cobertura vacinal, tal como recomenda a Direção Geral de Saúde, nos profissionais de saúde em contacto direto com doentes (2,9%). Nesta altura, a doença atinge uma fase moderada, nas zonas de Lisboa, do Porto e do Algarve.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
Jorge Jesus deixa já no ar possibilidade fazer pré-época em Portugal
Acidente de trabalho mata jovem de 25 anos em Guimarães

Impala Instagram


RELACIONADOS