Preço das casas para arrendar em Portugal continua a subir (e muito)

O preço das casas para arrendar no Idealista subiu 4,5% no 3.º trimestre. A subida verifica-se em quase todas as capitais de distrito do país, segundo o portal de imobiliário.

Preço das casas para arrendar em Portugal continua a subir (e muito)

Arrendar casa em Portugal está a ficar mais caro desde, pelo menos, 2017. O valor das rendas não parou de subir nos últimos cinco anos e atingiu os 6,25 euros por metro quadrado (euros/m2) nos últimos 12 meses terminados em julho. A questão é que este valor é 42% superior ao apurado em 2017, quando a renda das casas custava, em termos medianos, 4,39 euros/m2, de acordo com o portal de imobiliário Idealista. Só em Lisboa subiram 53% e no Porto 49%.

Coimbra regista o maior aumento

No terceiro trimestre do ano face ao trimestre anterior,  o preço das casas para arrendar em Portugal subiu 4,5%. De acordo com este indicador do Idealista, arrendar casa tinha um custo de 11,8 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de setembro, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação mensal, a subida foi de 2,1%.

“O preço do arrendamento no terceiro trimestre subiu em quase todas as capitais de distrito do país, com Coimbra (10%) a liderar a lista”, refere em comunicado. Seguem-se Lisboa (8,1%), Porto (7,6%), Braga (6,7%), Funchal (5,6%), Setúbal (3,4%), Aveiro (3,3%), Santarém (2,9%) e Faro (2,8%). Em sentido contrário, os preços desceram em Viseu (-3,5%) e Leiria (-1,1%).

Foto: D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS