Porque é que temos prazer quando comemos chocolate?

Fica insuportável quando se apercebe que não tem chocolate em casa? Eis os principais mitos sobre o chocolate e deixe de usar a ansiedade como desculpa para se render às delícias do cacau.

Porque é que temos prazer quando comemos chocolate?

O chocolate é um prazer essencial na vida de muitas pessoas. Para uns, é um pecado a evitar. Para a outros, um capricho irresistível. A verdade é que do bombom ao bolo de chocolate é raro encontrarmos alguém que não gosta de algum tipo de chocolate. Com o avançar dos tempos, para além de se ter tornado símbolo em várias festividades, foi sendo acusado de ter certos efeitos nas pessoas que nem sem sempre são verdade. Entre o senso comum e os pseudo-estudos científicos, é conhecido como um alimento ou ingrediente calórico, afrodisíaco ou antidepressivo, entre outros… No final do dia, a verdade é que comer este alimento pode ser um dos momentos mais prazerosos. Mas porquê?

LEIA DEPOIS
Costuma ficar dorida depois do sexo? Saiba porquê

Toda a verdade sobre o chocolate

Cena do filme Matilda

Antes de mais, o prazer que sentimentos quando comemos chocolate deve-se a uma mera reacção química no nosso cérebro. O culpado chama-se triptofano, aminoácido que se encontra no cacau e que aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de alegria e bem-estar. Ao nível de saúde, é fonte natural de cálcio, especialmente se for de leite, acabando por fazer bem aos ossos. Por ter também minerais potencialmente protectores do esmalte dentário, a afirmação de que potencia cáries é mito. Outra noção associada ao chocolate é a de que provoca acne. Na realidade, o aparecimento ou o agravamento de borbulhas é uma ideia nunca comprovada cientificamente.

A gordura presente no chocolate não aumenta os níveis de colesterol

Quanto ao que mais nos preocupa, a gordura: estudos científicos já provaram que a gordura presente no chocolate não aumenta os níveis de colesterol. Tendo como base o cacau, de origem vegetal, é, na verdade, um alimento muito nutritivo e com inúmeros benefícios para um estilo de vida saudável. Se está a tentar emagrecer, não declare guerra ao chocolate. Pelo contrário, faça desta iguaria um grande aliado e coma um quadradinho entre os intervalos das refeições principais para quebrar o apetite. O negro, por ter elevado teor de antioxidante, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Consequências negativas apenas se abusar

Como vê, o chocolate não é esse monstro que nos faz engordar e ter problemas de saúde. A verdade é que deve ser um ingrediente no nosso dia-a-dia e apenas tem consequências negativas se abusarmos nas quantidades. A partir de agora, coma um bocadinho todos os dias e sinta-se bem fisica e psicologicamente e sem o peso da consciência.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sábado, 31 de agosto
Marido pede mulher com cancro da mama em casamento

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS