Portugueses passam a receber SMS em caso de emergência ou catástrofe

A ANACOM revelou que todos os portugueses vão receber uma SMS em situações de emergência, tais como, sismos, tsunamis, incêndios ou atentados terroristas

Portugueses passam a receber SMS em caso de emergência ou catástrofe

O Ministério da Administração Interna (MAI) em parceria com a ANACOM anunciaram esta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, que Portugal, a par de outros países, vai adoptar sistemas de aviso à população caso ocorra alguma emergência grave ou catástrofe natural iminente. O alerta será dado através de uma SMS.

Será enviado «um aviso à população potencialmente afetada pela ocorrência ou iminência de ocorrência de um acidente grave ou catástrofe [incêndios florestais, tsunamis, fenómenos meteorológicos adversos, cheias, rutura de barragens, emergências radiológicas, acidentes em estabelecimentos industriais, atentados terroristas, outros ], com o objetivo de prestar informação sobre o evento em causa e sobre as medidas de autoproteção a adotar», revelou a ANACOM num comunicado.

O sistema estará enquadrado na «Lei de Bases de Proteção Civil e na Lei das Comunicações Eletrónicas». A operacionalização desta acção será da responsabilidade da Autoridade Nacional de Proteção Civil e da ANACOM, que irão trabalhar em estreita parceria.

Esta nova medida tem como objectivo «melhorar a preparação face à ocorrência de risco», em Portugal.

LEIA AINDA: E se Lisboa sofrer um grande sismo? Conheça o plano da Proteção Civil

Impala Instagram


RELACIONADOS