Covid-19: Portugal vai fazer testes para conhecer população assintomática

“Quem desenvolveu anticorpos é porque teve contacto com a doença e entra para o conjunto dos imunizados”, afirmou Graça Freitas.

Covid-19: Portugal vai fazer testes para conhecer população assintomática

Portugal vai fazer estudos, à semelhança de outros países, para conhecer a percentagem da população que desenvolveu anticorpos à covid-19, disse hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

“Quem desenvolveu anticorpos é porque teve contacto com a doença e entra para o conjunto dos imunizados”, afirmou Graça Freitas, durante a conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde, no âmbito da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para quinta-feira, 2 de abril

«As pessoas só entram no radar do sistema de saúde quando procuram apoio»

A responsável pela Direção-Geral da Saúde (DGS) respondia a uma questão sobre o número real de população infetada pelo novo coronavírus. Relativamente a casos que poderão não estar contabilizados, Graça Freitas justificou que existe sempre um atraso no número de infeções que estão notificadas.

“As pessoas adoecem num determinado dia, com sintomas ligeiros, e só entram no radar do sistema de saúde quando procuram apoio de profissionais de saúde, seja através da linha telefónica, seja presencial”, explicou.

Outros países que enfrentaram pandemias mais cedo fizeram estimativas de quantas pessoas nunca entraram no radar do sistema de saúde porque não estavam sintomáticas, referiu.

Porém, de acordo com Graça Freitas, ainda há dados “muito insuficientes e muito diferentes de país para país”, que não permitem uma extrapolação para a realidade portuguesa. “Faz parte das incertezas”, disse.

“Daqui a algum tempo saberemos, de facto, as pessoas que foram assintomáticas, porque Portugal, como os outros países, vai fazer estudos sorológicos para perceber que quantidade da sua população, que percentagem da sua população, desenvolveu anticorpos”, avançou a diretora-geral.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866.000 pessoas em todo o mundo, das quais mais de 43.000.

LEIA MAIS
Governo dá parecer favorável ao prolongamento do estado de emergência

Leia a a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS