Portugal sobre cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa

Portugal ocupa a 18.ª posição no Ranking da Liberdade de Imprensa 2017, subindo cinco lugares em relação ao ano passado, segundo um relatório hoje divulgado pelos Repórteres Sem Fronteiras.

Portugal sobre cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa

Portugal ocupa a 18.ª posição no Ranking da Liberdade de Imprensa 2017, subindo cinco lugares em relação ao ano passado, segundo um relatório hoje divulgado pelos Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

De acordo com o documento, entre janeiro de 2005 e janeiro de 2017, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou 21 vezes Portugal por ter violado o artigo 10.º da Declaração Europeia dos Direitos do Homem, que protege a liberdade de expressão, três vezes mais do que a média da União Europeia.

O documento sublinha ainda que 14 dos 21 casos se referem a jornalistas processados por difamação. Segundo os repórteres Sem Fronteiras, desde janeiro deste ano, oito jornalistas foram assassinados e estão atualmente presos 193 jornalistas por motivos relacionados com o exercício da profissão.

De acordo com o relatório elaborado anualmente pela organização, a liberdade de imprensa conhece uma situação “difícil” ou “muito grave” em 72 de 180 países, incluindo China, Rússia e Índia, quase todas as nações do Médio Oriente ou da Ásia central e América central, e dois terços dos países de África.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS