Youtuber condenado por partilhar vídeo em que dá bolachas com pasta de dentes a sem-abrigo

ReSet foi obrigado a apagar a sua conta de youtube, uma das suas fontes de rendimento, e está proibido de lançar vídeos durante cinco anos.

Youtuber condenado por partilhar vídeo em que dá bolachas com pasta de dentes a sem-abrigo

Kanghua R, também conhecido por ReSet no YouTube, foi condenado a 15 meses de prisão por ter partilhado um vídeo em que dá bolachas recheadas com pasta de dentes a um sem-abrigo. O youtuber espanhol está também proibido de lançar vídeos nos próximos cinco anos e teve de apagar a sua conta da plataforma.

O caso remonta a 2017, quando ReSet publicou um vídeo, entretanto apagado, a oferecer bolachas com pasta de dentes a um sem-abrigo. Kanghua admite ter passado dos limites, mas que pelo menos «isto vai ajudá-lo [sem-abrigo] a limpar os dentes». «Acho que ele não os limpa desde que é pobre», refere o youtuber, citado pelo El País. O youtuber é agora considerado culpado de violar a integridade moral do homem.

A sentença do tribunal foi conhecida esta sexta-feira pela imprensa espanhola. O jovem de 21 anos, nascido na China, mas residente perto de Barcelona, não deverá cumprir a pena de prisão, uma vez que não tem antecedentes criminais. A lei espanhola permite que sentenças inferiores a dois anos, para infratores sem antecedentes criminais, sejam suspensas.

Para além de ter de apagar a sua conta de YouTube, que contava já com mais de 1 milhão de seguidores, o youtuber terá de apagar todas as redes sociais por um período de cinco anos, e pagar uma indemnização de 20 mil euros à vítima.

O juíz considerou o vídeo de «conteúdo embaraçoso» e que terá afetado o sem-abrigo fisicamente, uma vez que este terá vomitado e sofrido de dores digestivas devido à pasta de dentes. O vídeo em causa terá gerado cerca de 2.000 euros ao jovem.

As autoridades catalãs revelam que ReSet estava «entre os 200 youtubers mais importantes de Espanha e América Latina». De acordo com o jornal espanhol El Mundo, o acórdão indica que em janeiro de 2017, «para captar mais eficazmente a atenção mórbida dos seguidores com o aumento dos rendimentos que isso traria, [o youtuber] decidiu concentrar-se nos sem-abrigo, aproveitando-se da sua grande vulnerabilidade derivada da extrema pobreza e exclusão social».

 

Impala Instagram


RELACIONADOS