Xi Jinping em Portugal | Presidente da China é vigiado por satélites

O presidente da China está em Portugal numa visita de Estado. Para garantir a segurança, todos os passos de Xi Jinping são vigiados por satélite.

Xi Jinping em Portugal | Presidente da China é vigiado por satélites

O presidente da China, Xi Jinping, está em Portugal, por dois dias, numa visita de Estado.

Esta visita está envolta de fortes medidas de segurança. Há ruas cortadas, trânsito condicionado e até os residentes na zona do Ritz, hotel onde Xi Jinping está hospedado, estão obrigados a determinadas regras. Por exemplo, quem ali mora só circula se for revistado e se usar uma credencial.

LEIA MAIS: Presidente chinês pagou dois milhões de euros para fechar hotel em Lisboa

Todos os passos do presidente estão a ser monitorizados por três satélites. A comitiva chinesa trouxe também tecnologia de primeira intervenção, capaz de detetar corpos de calor e explosivos.

O presidente da China mandou reservar na totalidade o hotel Ritz, em Lisboa, por dois milhões de euros. Neste, as restrições são várias. Nenhum português pode subir ao piso de Xi Jinping.

A comitiva desloca-se em 50 viaturas oficiais blindadas. As autoridades portuguesas apenas fazem escolta. O presidente é protegido por 20 agentes chineses. Toda a comitiva chinesa foi transportada para Portugal em dois aviões Boeing 747

Exigências de Xi Jinping metem em causa soberania nacional

Esta é uma visita oficial que já está a ser preparada com a PSP há mais de dois meses.

Cinco oficiais da polícia portuguesa foram a Pequim, durante duas semanas. As exigências do presidente não facilitaram a preparação.

Fontes policiais disseram ao Correio da Manhã que foi necessária a intervenção do presidente da Administração Interna para que a polícia cedesse. Isto porque a comitiva chinesa pretendia controlar todo o dispositivo de segurança português, colocando em causa a soberania nacional.

LEIA MAIS: Previsão do tempo para quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

 

Impala Instagram


RELACIONADOS