Atualize o WhatsApp. Aplicação alvo de ataque que permite espiar o telemóvel

Se utiliza o WhatsApp, atualize a aplicação. A rede social foi alvo de um ataque e com apenas uma chamada conseguem espiar o seu telemóvel.

Atualize o WhatsApp. Aplicação alvo de ataque que permite espiar o telemóvel

A empresa israelita NSO, relacionada com serviços de informação, é acusada de ter criado um spyware (programa malicioso espião) que permite controlar os telemóveis dos utilizadores do WhatsApp. Com apenas uma chamada, é permitido o acesso à lista de contactos, mensagens, emails, localização de GPS, histórico e até permite ativar a sua câmara do telemóvel e o microfone.

DEPOIS LEIA

Previsão do tempo para quarta-feira, 15 de maio

Mesmo que a chamada não seja atendida, o software de vigilância é instalado. A chamada não fica no registo, permitindo, aos piratas informáticos, não deixar rasto. Segundo o Financial Times, o WhatsApp deu conta do ataque, no início de maio, e atualizou a aplicação de forma a proteger os utilizadores do vírus. Num comunicado, citado pelo The New York Times, o WhatsApp «aconselha as pessoas a atualizarem a sua aplicação para a nossa versão mais recente, tal como a atualizarem o sistema operativo dos seus telemóveis, de forma a ficarem protegidos a potenciais tentativas especialmente dirigidas para comprometer informações alojadas nos seus dispositivos móveis».

Por sua vez, a empresa defende-se, afirmando, em comunicado, que «a tecnologia da NSO é licenciada para agências governamentais autorizadas com o único objetivo de combater o crime e o terrorismo». «A empresa não opera o sistema e, após um processo rigoroso de licenciamento, a inteligência e a aplicação da lei determinam como usar a tecnologia para missões de segurança pública. Investigamos quaisquer acusações confiáveis ​de uso indevido e, se necessário for, agimos, mesmo que seja para desligar o sistema», refere a NSO.

Vírus criado para vigiar advogado londrino

O ataque foi criado para atingir um advogado londrino suspeito de mover processos contra a NSO. «O ataque tem todos os cunhos de uma empresa privada que alegadamente trabalha com governos para instalar spyware que toma o controlo dos sistemas operativos de telemóveis», disse o Whatsapp, em comunicado ao Financial Times. «Informámos várias organizações de direitos humanos para partilharmos com elas as informações que podemos e para podermos trabalhar com eles no sentido de notificar a sociedade civil.»

O advogado londrino denunciou ao Citizen Lab da Munk School of Global Affairs, da Universidade de Toronto, que estava a ser alvo de um spyware, uma vez que durante a noite recebia chamadas de vídeo no WhatsApp de um número norueguês.

LEIA MAIS

Encontrada cocaína em livros importados de Portugal para Sidney

Ricardo Salgado perde familiar em acidente em Alcácer do Sal

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS