Quase a terminar. Saiba quanto tempo tem para pedir o voto antecipado

Quem optar pelo voto antecipado em mobilidade poderá exercer o direito de voto no próximo domingo, 29 de setembro.

Quase a terminar. Saiba quanto tempo tem para pedir o voto antecipado

Apenas a um dia de terminar o prazo de inscrição para o voto antecipado em mobilidade, 37440 portugueses já pediram para exercer o direito de voto antes do dia das eleições legislativas – 6 de outubro – tendo sido validadas 37058.

LEIA DEPOIS
Legislativas: Devolução de boletins ameaça votos de portugueses no Reino Unido

O número de inscrições é praticamente o dobro das registadas nas últimas eleições europeias, quando 19562 cidadãos recorreram à figura de voto antecipado em mobilidade.

Os números são da secretaria-geral da Administração e foram avançados na manhã desta quinta-feira, 26, pela TSF, e correspondem às 23h59 de 24 de setembro. Como tal, falta ainda contabilizar os pedidos que entraram na quarta-feira e os do dia de hoje.

Lisboa é o distrito com mais inscritos

Lisboa é o distrito onde mais pessoas se inscreveram, seguido do Porto e Coimbra. As inscrições estão abertas até às 23h59 desta quinta-feira e podem ser feitas através da plataforma eletrónica da secretaria-geral da Administração Interna. A votação antecipada das legislativas tem dia marcado para o próximo domingo, 29 de setembro.

O voto antecipado em mobilidade pode ser pedido sem necessidade de qualquer justificação. Depois de nas europeias de maio, este sistema ter provocado longas filas, o Ministério da Administração Interna promete mais mesas para o voto antecipado na legislativas.

Processo suscita preocupação

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, criticou a falta de mudanças que evitem a repetição de queixas nas eleições europeias, sublinhado as dificuldades que o processo levanta às autarquias.

«Senhor secretário-geral, o que estamos a falar – e para que se perceba – é que, conhecido o número de leitores que deseje votar antecipadamente no Porto (o que pode variar entre 0 e 10 milhões) apenas numa sexta-feira anterior ao ato, a Câmara do Porto calcule e monte em 48 horas um processo de constituição de mesas de voto que podem chegar a requerer, segundo os números previstos pela própria secretaria-geral, centenas de delegados que, devendo ser nomeados pelos partidos políticos, não estão legalmente garantidos».

«A mesma lei que desobriga os partidos da colaboração, obriga o presidente da câmara a resolver o problema em 24 horas e a um sábado através de um suposto sorteio entre os seus municípios para colmatar a eventual deserção das forças políticas do processo. Como se processa tal sorteio, como se notificam os referidos delegados a um sábado e como se obrigam a participar no processo eleitoral que desconhecem? A lei não esclarece», termina o município.

Mesas de voto em locais maiores

No domingo, 29, haverá um local de voto em cada capital distrito do país e cada uma das ilhas das regiões autónomas. As mesas de voto vão funcionar em locais maiores, tal como informou o Governo, na semana passada.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta sexta-feira, 27 de setembro

Impala Instagram


RELACIONADOS