Voluntário para transplante de cabeça renuncia à operação por amor

Um jovem de 33 anos, com atrofia muscular espinal, era o primeiro voluntário para fazer um transplante de cabeça, mas desistiu da cirurgia.

Valery Spiridonov vive com incapacidades desde a infância e tem enfrentado uma vida cheia de dificuldades e dores. Por isso, tornou-se voluntário para ser o primeiro ser humano a fazer um transplante de cabeça num corpo saudável, que lhe desse qualidade de vida. Valery, engenheiro informático, recorreu ao médico Sergio Canavero (conhecido por Dr. Frankenstein) e ofereceu-se para ser a sua cobaia. Contudo, mudou de ideias a pedido da namorada. A operação de risco ficou adiada por tempo indeterminado, até que se encontre um novo voluntário. Valery Spiridonov conheceu Anastasia Panfilova e mudou-se para os Estados para estudar análise computacional das emoções, na Universidade da Florida. O amor e os novos projetos acabaram por fazê-lo repensar na sua decisão arriscada. Foi Anastasia quem acabou por demover o namorado, com medo de que «morresse no bloco operatório».

Voluntário para o primeiro transplante de cabeça foi pai há um mês

«As pessoas em cadeiras de roda são mais profundas, mais fiéis nos sentimentos. Têm bom coração e são inteligentes. Não é isso o mais importante?» Valery e Anastasia casaram-se o ano passado, em Moscovo, na Rússia, apesar da falta de aceitação por parte da família da noiva. No dia do casamento, com cobertura dos meios de comunicação social, Anastasia disse não compreender por que as pessoas têm «tanta dificuldade em perceber que se pode amar alguém com limitações». Spiridonov contou que comprou uma nova cadeira de rodas para ter mais mobilidade e ajudar a cuidar do filho, nascido há um mês. Sergio Canavero sofre de atrofia muscular espinhal, doença doença genética rara que afeta as células nervosas da medula espinhal. estas são responsáveis pela transmissão dos estímulos elétricos do cérebro até aos músculos, impedindo assim que a pessoa fique impedida movimentar os músculos voluntariamente.

LEIA MAIS

Modelo com cancro terminal abandonada três dias antes do casamento porque engordou

Previsão do tempo para sábado, 2 de fevereiro de 2019

Agente da CIA era afinal adúltero com 3 mulheres e 13 filhos

Impala Instagram


RELACIONADOS