Mulher com alzheimer reconhece neta por breve momento [vídeo]

Uma mulher vítima de alzheimer reconheceu, ainda que por breves instantes, a neta. O momento ficou registado em vídeo e está a emocionar o mundo.

Mulher com alzheimer reconhece neta por breve momento [vídeo]

Uma mulher vítima de alzheimer reconheceu a neta por um breve momento. A cena, registada em vídeo, está a emocionar o mundo. Nas imagens, a idosa (vítima de alzheimer há mais de uma década) é alimentada pela neta. Embora tenha deixado de reconhecer a neta há muito, no dia em que estas imagens foram gravadas a septuagenária aborda a mulher e reconhece-a. «Amo-te muito, meu amor.» A jovem é apanhada de surpresa e não consegue conter as lágrimas. «Eu também de amo muito, muito mesmo», diz-lhe. O vídeo está a captar a atenção de milhares de pessoas que vivem o drama da doença um pouco por todo o mundo.

Vítima de alzheimer é um de muitos exemplos apontados pela Associação Portuguesa de Familiares dos Doentes de Alzheimer

Segundo a Associação Portuguesa de Familiares dos Doentes de Alzheimer, Portugal é o 4.º país da OCDE com mais pessoas com demência por cada mil habitantes. O Relatório Health at a Glance 2017, publicado no site da associação, avança ainda que a média da OCDE é de 14,8 casos por cada mil habitantes. Em Portugal, a estimativa é de 19,9. No topo da tabela encontra-se o Japão, com 23,3 casos por mil habitantes. Seguem-se Itália, Alemanha, França, Grécia e Espanha. A idade é o principal fator para a demência, onde se inclui a alzheimer. Quanto maior a idade, mais alta é a taxa de prevalência. Entre os 65 e os 69 anos, a taxa é de 2%, subindo para 4% entre os 70 e os 74, para 7% entre os 75 e os 79, para os 12% entre os 80 e os 84 e para 20% entre os 85 e os 89. Para as pessoas com mais de 90 anos, a taxa de prevalência é de 41%.

A Doença de Alzheimer é reconhecida desde 1907

A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas como memória, atenção, concentração, linguagem e pensamento, como o caso desta vítima de alzheimer que pode ‘conhecer’ no vídeo abaixo. Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades de vida diária. Alois Alzheimer, médico alemão, foi quem, em 1907, descreveu pela primeira vez esta perturbação, da ‘família’ da demência.

LEIA MAIS

Bebé abandonada no lixo é hoje estrela de cinema na Índia

Casal surpreende filhas com novo irmão adotado [vídeo]

Taxista abandona passageiro inconsciente no meio da estrada [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS