Vírus mortal comparado ao de The Last of Us está a espalhar-se pelo mundo

Casos de Candida auris estão a espalhar-se e existe o receio de que o vírus mortal se transforme numa pandemia.

Vírus mortal comparado ao de The Last of Us está a espalhar-se pelo mundo

The Last of Us é uma das séries do momento e muito se tem especulado sobre o vírus mortal que se destaca no formato da HBO. Agora, surge o alerta do American College of Physicians que dá conta de um fungo mortal, prontamente associado à série, que é resistente a antibióticos. E que se está a espalhar pelo mundo.

Leia depois
NASA alerta que existe uma probabilidade três vezes maior de o mundo acabar
Um trabalho de um cientista da NASA vem alertar para uma nova realidade do impacto de asteroides com a Terra (… continue a ler aqui)

Trata-se do Candida auris, mais conhecido como C auris. Os casos têm vindo a aumentar de forma veloz nos últimos meses e já existe o receio de uma nova pandemia com uma doença mortal. Já em 2019 o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) tinha abordado o tema como uma “ameaça urgente”. Só que os dados mostram que os números têm vindo a aumentar desde então. Um novo estudo do CDC mostra que os casos triplicaram nos Estados Unidos da América entre 2020 e 2021. Estima-se que a taxa de mortalidade entre os infetados ronde os 60%, existindo já 1,5 milhão de mortos em todo o mundo.

Taxa de mortalidade entre os infetados ronda os 60%

Qualquer pessoa pode ser infetada depois de ter contacto direto com um objeto contaminado. Depois, facilmente espalha o vírus. Sendo que lavar as mãos é uma das formas de travar a propagação da doença. Os principais sintomas deste fungo são febre e calafrios que não passam com o tempo. Pode ainda dar origem a vários tipos de infeções. Os antifúngicos equinocandinas são a primeira opção de terapia para tratar a doença.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca; Reprodução IMDb

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS