Fábio Guerra junta-se à extensa lista de jovens assassinados na noite [imagens sensíveis]

A morte do agente da PSP Fábio Guerra deixou todos em choque. Nos últimos meses têm sido vários os exemplos de extrema violência ocorridos em espaços noturnos.

Fábio Guerra junta-se à extensa lista de jovens assassinados na noite [imagens sensíveis]

O mais recente episódio de violência na noite teve um agente da PSP como vítima mortal. Fábio Guerra, de 26 anos, foi brutalmente agredido juntamente com outros três polícias na madrugada de domingo, 20 de março, quando tentavam impedir desacatos à porta de uma discoteca em Lisboa. O óbito foi declarado na manhã desta segunda-feira, não resistindo às “graves lesões cerebrais que sofreu”. Dois dos suspeitos são militares. Em outubro passado, um jovem de 23 morreu após ter sido agredido a soco na fila de uma discoteca no Porto. De acordo com fonte da Polícia da Judiciária, um indivíduo de nacionalidade francesa estaria acompanhado de um compatriota e chamou a atenção de um cliente do bar por o mesmo ter furado uma fila. O português não terá gostado e começou discussão, escalando rapidamente para a violência física. Paulo Correia levou um soco, caiu e bateu com a cabeça.

Homem espancado por segurança em discoteca tem fratura no maxilar

Dias antes do trágico desfecho da brutal agressão ocorrida no norte do país, um segurança de uma discoteca em Albufeira desferiu um ataque bárbaro a um cliente. O agressor, já conhecido das autoridades por situações semelhantes, é praticante de artes marciais. À vítima, de 31 anos, não foi prestado qualquer auxílio médico após a agressão, tendo mesmo chegado a perder os sentidos após ser alvo de um mata-leão, como se pode perceber pelas imagens de videovigilância [ver em baixo].

Seguranças ficaram a olhar

André Barbosa terá sido abordado pelo segurança, no interior do Clube Vida, que lhe perguntou se era de Lisboa e se praticava kickboxing. O homem respondeu que vivia no Porto e que não praticava a modalidade há vários anos. Foi imediatamente agredido a murro sem qualquer aviso, perante a total indiferença de todos os seguranças que ali se encontravam. Mais tarde, chegaram dois elementos da GNR, que pouco ou nada fizeram.

Em 2019, como dá conta a revista Sábado, o parque de estacionamento do supermercado E.Leclerc do Seixal, perto de vários bares de diversão noturna, foi palco de um homicídio. Dois gangues rivais, um do bairro da Quinta da Princesa, no Seixal, e outro da Arrentela, entraram em confrontos durante a madrugada e iniciou-se um tiroteio, acabando por resultar na morte de um jovem de 20 anos.

Segurança na noite

De acordo com os mais recentes dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), “cerca de 74% das pessoas nos países da OCDE dizem sentir-se seguras sozinhas na noite.” No que toca a Portugal, a percentagem sobe até aos 83%.

Também pode interessar-lhe
Homem espanca ladrões de catalisadores em Lisboa [vídeo gráfico]

Impala Instagram


RELACIONADOS