Vinte e um concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e um concelhos dos distritos de Faro, Viseu, Santarém, Portalegre, Castelo Branco e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.

Vinte e um concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e um concelhos dos distritos de Faro, Viseu, Santarém, Portalegre, Castelo Branco e Bragança apresentam esta segunda-feira, 2 de setembro, um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

LEIA DEPOIS
Mais de 1800 detidos por condução com álcool em operação da GNR

Em risco máximo estão hoje os concelhos Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim (Faro), Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Gavião e Nisa (Portalegre), Mação e Sardoal (Santarém), Vimioso e Vinhais (Bragança). Também os concelhos de Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela, Carregal do Sal, Vila Nova de Paiva, Tarouca e Tabuaço (Viseu) estão hoje em risco máximo de incêndio.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritvinteos do continente em risco muito elevado e elevado de incêndio. Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora e Beja entre as 12h00 de hoje e as 20h00 de quarta-feira, 4 de setembro.

Aviso amarelo é o terceiro de uma escala de quatro

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo e vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando temporariamente para noroeste no litoral Norte e Centro durante a tarde e sendo em geral fraco predominando do quadrante oeste na região Sul.

Nas terras altas, o vento será fraco a moderado do quadrante leste, soprando por vezes forte no Norte e Centro até final da manhã e a partir do final da tarde. Está também prevista uma subida da temperatura máxima, em especial no litoral Norte e Centro. As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Bragança) e os 23 (em Portalegre) e as máximas entre os 28 (em Aveiro) e os 38 (em Santarém).

LEIA MAIS
Previsão do tempo para terça-feira, 3 de setembro

Impala Instagram


RELACIONADOS