Vídeo mostra rota de tsunami após queda de asteróide que matou os dinossauros

Asteróide que extinguiu os dinossauros provocou um tsunami de ondas quilométricas, 30 mil vezes maior do que qualquer outro registado até ao momento.

Vídeo mostra rota de tsunami após queda de asteróide que matou os dinossauros

Há 66 milhões de anos um asteróide, de mais de 10 quilómetros de largura, atingiu a Terra (perto do que hoje é a Península de Yucatán, no México) e eliminou quase todos os dinossauros e cerca de 75% das espécies de plantas e animais do planeta. O impacto provocou uma cratera de 177 quilómetros de largura e 20 de profundidade e um enorme tsunami catastrófico que desafia a realidade. Tsunamis históricos recentes são minúsculos em comparação com este, considerado 30 mil vezes maior do que qualquer outro evento registado.

Para ler depois
Fim do Mundo: 9 formas de como a vida na Terra pode acabar
Desde mudanças climáticas catastróficas a alienígenas hostis, são estes alguns dos cenários traçados por cientistas que podem ditar o fim do mundo (… continue a ler aqui)

Um grupo de cientistas da NOAA (Pacific Marine Environmental Lab), em parceria com a Geophysical Fluid Dynamics Lab, criou a primeira simulação da rota e impacto do tsunami gerado pelo asteróide.

Tsunami com ondas de quase 5 quilómetros

No vídeo, os continentes pintados a preto retratam as massas de terra no momento do impacto, há cerca de 66 milhões. A parte a cinzento e os contornos a branco mostram como estão atualmente as massas de terra.

Para a simulação, os autores do estudo modelaram um asteróide com 14 quilómetros de diâmetro, movendo-se a 12 quilómetros por segundo. Dois minutos e meio após a colisão do corpo celeste, formaram-se ondas de 4,5 quilómetros de altura. Dez minutos depois, o tsunami começou a varrer o oceano em todas as direções. Em 48 horas, a maior parte das costas do mundo já haviam sido atingidas.

Fotos: Stephen Leonardi na Unsplash

Impala Instagram


RELACIONADOS