Tem 22 anos, vive numa barraca e cuida sozinha de quatro irmãos menores

Em Vendas Novas, Portugal, o caso de uma rapariga de apenas 22 anos, que cuida de quatro irmãos menores, tornou-se viral. O objetivo é ajudar a família e dar-lhe uma casa digna.

Tem 22 anos, vive numa barraca e cuida sozinha de quatro irmãos menores

O alerta para este caso em Vendas Novas, Portugal, foi dado nas redes sociais por Carmen Garcia. A autora do blogue “Mãe Imperfeita” quer ajudar Tatiana, uma rapariga de 22 anos que vive com quatro irmãos menores em condições precárias. Uma das irmãs tem trissomia 21 e nasceu sem recto. “Já fizemos coisas muito malucas juntas. No Natal de 2018, os três cabazes gigantescos que mudaram a vida das famílias que os receberam, em 2019 a compra do equipamento para a Urgência Pediatria de Évora e, em 2020, o quarto novo que demos ao A. Mas nada se compara à loucura que vos proponho este ano. Porque este ano é urgente darmos uma casa nova a esta família. Porque a Tatiana cuida de três irmãos menores desde a morte da mãe por doença oncológica (o pai morreu há vários anos). Uma das irmãs, a Bi, esta que vos mostro, tem trissomia 21 e nasceu sem recto. Tem incontinência fecal”, começa por escrever Carmen Garcia.

Tatiana não consegue sustentar quatro pessoas e pagar uma renda

“Com 600€ por mês a Tatiana, que é uma cuidadora de mão-cheia, não consegue sustentar quatro pessoas e pagar uma renda. E é por isso que vivem numa verdadeira barraca como vos mostro nas imagens. A Bi tem incontinência fecal e não tem uma casa de banho decente. Chove em vários lugares da ‘casa’. A Tatiana dorme no meio de um suposto corredor para poder ceder o suposto quarto aos irmãos. As paredes lavam-se com lixívia à segunda e à sexta-feira e o bolor já tomou conta de tudo outra vez. A humidade é insuportável ali dentro. Muita gente tem ajudado como pode, mas ninguém, sozinho, consegue dar-lhes o que realmente precisam: uma casa. E a minha irmã, com quem não divido o sangue mas sempre dividi a vida, lançou-me este desafio. Falámos com o senhorio que nos aceitou vender a ‘casa’ por 17.500€. Temos o projeto para a remodelar (que é quase reconstruir). E, mais do que qualquer outra coisa, temos o dever moral de ajudar esta família.

Quatro crianças, uma delas deficiente, a viver numa barraca

“Nas últimas semanas tive vómitos sempre que me deitei, protegida e quente, com os meus filhos, e pensei nestes quatro miúdos (a Tatiana, que desistiu de tudo para cuidar dos irmãos, tem 22 anos, é uma miúda também). Na barraca em que vivem há frio, humidade, chuva e tristeza. As entidades que os podiam ajudar lavaram as mãos. Dizem que não há casas para atribuir. E deixam três crianças, uma delas com deficiência, a viver numa barraca sem condições. Temos de mudar isto. Temos de conseguir. Se é um projeto megalómano para a minha dimensão? Sim. Mas caramba, não consigo não fazer nada. Não posso não fazer nada. Não podemos não fazer nada. Cada cêntimo que lá entrar será para melhorar a vida destes irmãos. Cada euro que entrar nesta conta será um passo dado no caminho da dignidade. Este ano a minha iniciativa de Natal é dar um lar a esta família. Digam-me, por favor, que estão comigo.”

Texto: Ana Filipe Silveira;
Fotos: Reprodução Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS