Vacina contra malária apresenta 77% de eficácia

Ensaio clínico de uma potencial vacina para a malária revelou 77% de eficácia num grupo de 450 crianças, em África. Fase 3 vai contar com 5 mil voluntários com idades entre os cinco meses e três anos.

Vacina contra malária apresenta 77% de eficácia

Uma potencial nova vacina contra a malária demonstrou ser altamente eficaz em bebés em África, revela um estudo divulgado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido

O imunizante, denominado de R21 e formulada pela universidade britânica demonstrou uma eficácia de até 77% na Fase 2 de um ensaio clínico que incluiu 450 crianças no Burkina Faso, durante 12 meses.

De acordo com os cientistas, esta é a primeira vacina contra a malária a cumprir a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de obter um imunizante com pelo menos 75% de eficácia.

Fase 3 conta com 5 mil voluntários

O grupo de peritos, liderados por Adrian Hill, diretor do Instituto Jenner de Oxford e um dos principais investigadores por detrás da vacina AstraZeneca, explicou também que, na Fase 3, e de forma a “avaliar a segurança e eficácia em larga escala“, vão ser feitos testes em quase 5 mil crianças, com idades compreendidas entre os cinco meses e os três anos em quatro países africanos.

A malária é uma doença parasitária transmitida pela picada do mosquito Anopheles. Estima-se que meio milhão de pessoas morram por ano, sendo a maioria crianças com menos de cinco anos.

Até ao momento, a Mosquirix é a primeira e única vacina aprovada contra a malária. Foi desenvolvida pela GlaxoSmithKline, mas apresenta uma eficácia de apenas 30%.

LEIA AINDA
Vacina contra cancro da mama apresenta 100% de eficácia
Vacina contra cancro da mama apresenta 100% de eficácia
No estudo publicado na Nature Communications, vacina contra o cancro da mama apresentou eficácia de 100%. Imunizante é baseado em biomaterial e combina quimioterapia e imunoterapia para tratar tumores agressivos. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS