Uso do véu integral proibido a partir de hoje na Holanda

A proibição do uso do véu integral entra hoje em vigor nas escolas, hospitais, edifícios públicos e transportes públicos na Holanda, de acordo com nova lei.

Uso do véu integral proibido a partir de hoje na Holanda

A proibição do uso do véu integral é proibido a partir hoje em escolas, hospitais, edifícios públicos e transportes públicos na Holanda, de acordo com uma lei aprovada em junho de 2018, após cerca de quinze anos de debate político sobre o assunto. Estima-se que, neste país, entre 200 e 400 mulheres usem a burca ou o ‘niqab’ (vestimentas que podem cobrir totalmente ou parcialmente o corpo, sem deixar ver o rosto).

LEIA DEPOIS
Mulher que tentou envenenar o filho quis matá-lo mais do que uma vez

Uso de véu pode dar multa de 150 euros

“Agora é proibido usar roupas que cubram o rosto em instituições educacionais, instituições e prédios públicos, em hospitais e em transportes públicos”, refere o comunicado do Ministério do Interior num comunicado, dando a conhecer que a multa pode ser de 150 euros.  “Nesses lugares, é importante para a segurança pública e para o bom funcionamento dos serviços públicos que todos possam reconhecer-se e olhar uns para os outros”, sublinha a mesma nota.

Lei gera controvérsia

Ainda de acordo com o Ministério do Interior, é responsabilidade dos empregados das escolas, dos hospitais, das instituições e dos motoristas negarem o acesso a uma mulher que esteja a usar um véu integral ou chamarem a polícia. No entanto, o setor dos transporte público já anunciou que os motoristas não vão parar os autocarros, elétricos, comboios e metro para fazer descer uma mulher que viole a lei, porque isso causaria atrasos. Também os hospitais do país afirmaram que “não se recusariam a fornecer cuidados a qualquer pessoa, não importando as roupas que vestissem”. A Bélgica, a Dinamarca e a Áustria adotaram legislação semelhante.

LEIA MAIS
Mulher que tentou envenenar o filho quis matá-lo mais do que uma vez
Previsão do tempo para quarta-feira, 31 de julho

 

Impala Instagram


RELACIONADOS