Descubra por que deverá usar uma rosa no Dia do Pai

Sabia que o Dia do Pai se deve a uma mulher? E que deverá usar uma rosa neste dia e que esse gesto tem um significado especial.

Descubra por que deverá usar uma rosa no Dia do Pai

Neste domingo assinala-se o Dia do Pai. Este é um dia celebrado por pais e filhos, existindo em muitos casos uma troca de presentes. Mas será que sabe a história que está por detrás desta celebração? É aqui que entra uma mulher norte-americana chamada Sonora Smart Dodd, de Spokane, Washington.

Leia depois
Homem indignado após vizinha pedir para que nunca mais cozinhe depois das 21 horas
Torna-se viral história de homem que recebe visita de vizinha que não quer que volte a cozinhar depois das 21 horas (… continue a ler aqui)

Esta mulher, filha de um veterano da Guerra Civil, garante ter sugerido a data em 1909. Que era uma forma de prestar homenagem ao pai que a criou, bem como aos cinco irmãos, sozinho. Depois de a mãe de Sonora ter morrido durante o parto. Conta a história que a mulher teve a ideia no momento em que ouvia um discurso dedicado ao Dia da Mãe, um feriado na época.

Dia do Pai começou por ser um feriado religioso

Os líderes religiosos gostaram da ideia celebração inicial aconteceu a 19 de junho de 1910. O motivo? Este era o mês de aniversário do pai de Sonora Smart Dodd. Em 1924, Calvin Coolidge, presidente norte-americano, deu apoio à ideia e, em 1966, o presidente Lyndon B. Johnson proclamou o dia. Já em 1972 passou a ser feriado nacional, quando o presidente Richard Nixon assinou a legislação. Que assinalava que o Dia do Pai seria celebrado no terceiro domingo de junho.

Uso de rosas no Dia do Pai

O Dia do Pai começou por ser um feriado religioso, mas rapidamente se tornou numa data comercial. Algo que é comum a muitas outras celebrações. A data é aproveitada por muitos filhos para oferecerem postais e presentes aos pais. Depois, existem algumas curiosidades que são aplicadas em vários países.

Existe a tradição de usar uma rosa vermelha que indica que o pai está vivo. Ou uma rosa branca que dá conta de que o progenitor já faleceu. Existem também famílias que prestam homenagem a tios e avôs que assumiram o papel de pai. Por cá, assinalamos a festa de São José, que se assinala a 19 de março, dia em que os portugueses assinalam o dia do pai.

Junte-se a nós no Instagram

Texto:Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS