Unicef alerta para fome na Somália que ameaça 1,4 milhões crianças

A Unicef deu hoje o alarme sobre a crise alimentar na Somália, onde a desnutrição aguda ameaça metade dos menores de 5 anos devido à seca que afeta este país no Corno de África.

Unicef alerta para fome na Somália que ameaça 1,4 milhões crianças

Após três temporadas de chuvas fracas e uma quarta à vista, a Somália, devastada por décadas de guerra, precisa de apoio humanitário internacional urgente, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). “A desnutrição atingiu níveis de crise”, disse Victor Chinyama, diretor de comunicação da Unicef na Somália. “A hora de agir é agora”, disse Chinyama à imprensa numa videoconferência, em que alertou: “Se se esperar até que a situação se deteriore ou a fome seja declarada, pode ser tarde demais”.

A Somália é o país do Corno de África mais severamente afetado pela seca. Segundo a ONU, 4,1 milhões de pessoas – um quarto da população – precisam de ajuda alimentar de emergência. As crianças menores de 5 anos são particularmente afetadas pela crise. Cerca de 1,4 milhão delas – mais ou menos metade – estão em risco de desnutrição aguda e, destes, 330 mil precisarão de tratamento para desnutrição aguda grave, disse ainda Chinyama.

A Unicef precisa urgentemente de 7 milhões de dólares (cerca de 6 milhões de euros) até março para encomendar alimentos terapêuticos prontos a distribuir e serem consumidos. Caso contrário, 100 mil crianças serão privadas de tratamento que as pode salvar. A desnutrição aguda grave caracteriza-se por uma perda de peso muito significativa e a criança enfrenta um risco muito elevado de doença (diarreia, sarampo, entre outras doenças) e mortalidade. Cerca de 7.500 casos de sarampo foram registados na Somália no ano passado, o dobro dos casos de 2019 e 2020 em conjunto.

A seca provoca igualmente uma crise migratória, destacou Chinyama. Cerca de 500 mil pessoas deixaram as suas casas desde novembro em busca de comida, água e pasto. Esse número soma aos 2,9 milhões de pessoas já deslocadas internamente. Seca e deslocamento também são sinónimos de insegurança para crianças na Somália, onde os rebeldes ‘jihadistas’ do Al-Shabab controlam vastos territórios nas áreas rurais. Em 2021, grupos armados recrutaram 1.200 crianças – incluindo 45 meninas – e sequestraram à força outras mil, segundo a Unicef. No total, a Unicef ainda precisa de 38 milhões de dólares para atender este ano às necessidades humanitárias na Somália.

Impala Instagram


RELACIONADOS