Um dos mineiros da equipa de resgate a Julen é filho de português

São oito os mineiros que descem o túnel para resgatar Julen. Entre eles está o filho de um português.

Oito mineiros descem o túnel para resgatar Julen, a criança que há 12 dias caiu num poço em Totalán, Málaga. Entre eles está o filho de um português.

Lázaro Alves Gutiérrez decidiu ingressar a Brigada de Salvamento, depois da morte do pai Eduardo Augusto Alves.

A 31 de agosto de 1995, o português, natural de Bragança, desceu a 400 metros de profundidade, como era normal no seu trabalho. Já passava das três da manhã, quando ocorreu uma explosão provocada por uma mistura de gás de metano e ar. Aquela que ficou conhecida como a ‘Noite Negra’ ou ‘A tragédia de Nicolasa’ provocou a morte de Eduardo e outros 13 mineiros.

Este acidente foi considerado a maior tragédia mineira das Astúrias da última metade do século XX.

Eduardo Augusto Alves trabalhou metade da vida na extração de carvão. Era assistente de detonador e já estava habituado às profundezas da mina. Antes disso foi apanha-bolas num clube de golfe e chegou a trabalhar na construção civil.

Na altura, o filho não tinha ainda dez anos de idade. Lázaro acabou por escolher um futuro semelhante ao do pai e hoje é um dos mineiros que escava a galeria de acesso ao local onde caiu Julen, de apenas dois anos, no dia 13 de janeiro.

Mineiros descem túnel para resgatar Julen

Sergio Tuñón, Antonio Ortega, Maudilio Suárez, Lázaro Alves Gutiérrez, José Antonio Huerta, Jesús Fernández Prado, Rubén García Ares e Adrián Villaroel estão a descer aos pares numa cápsula metálica, inserida num túnel construído nos últimos dias paralelo ao poço, e estão a escavar uma galeria na horizontal com as próprias mãos de cerca de quatro metros até chegarem ao local onde as autoridades acreditam que o menor está, avança o El País.

Os oito mineiros estão debaixo da terra a desempenhar a fase mais perigosa da operação. No entanto, os peritos acumulam uma vasta experiência no que diz respeito a salvamentos subterrâneos.

«São os melhores e grandes especialistas»

Segundo o coordenador da operação Ángel García Vidal, os mineiros deverão cumprir a missão nas próximas 24 horas. «São os melhores e grandes especialistas», garante ainda o responsável.

Os mineiros escavam o segundo túnel em pares durante 40 minutos e depois trocam as duplas. Cada especialista vai para debaixo da terra com equipamento de oxigénio.

LEIA MAIS

Assim trabalham os 8 mineiros que vão resgatar Julen [vídeo]
Faltam cerca de 2 metros para os mineiros chegarem a Julen

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS