Última Hora | Foram localizados os quatro portugueses presos numa gruta em Espanha

A notícia de que os quatro portugueses foram localizados surge depois de o embaixador de Portugal em Madrid ter afirmado que, “aparentemente”, os espeleólogos estariam bem, depois de falar com as autoridades de proteção civil.

Última Hora | Foram localizados os quatro portugueses presos numa gruta em Espanha

A notícia de que os quatro portugueses foram localizados surge depois de o embaixador de Portugal em Madrid ter afirmado que, “aparentemente”, os espeleólogos estariam bem, depois de falar com as autoridades de proteção civil. Segundo informação dada pelas autoridades de proteção civil, as condições meteorológicas de hoje dão conta de uma acalmia no estado do tempo, mas na terça-feira pode ser mais instável. As equipas de socorro que tentam resgatar os quatro portugueses retidos numa gruta no norte de Espanha aguardam pela descida do nível da água, para entrarem na gruta, disse esta manhã à Lusa uma fonte da Fundação de Espeleosocorro Cántabro.

LEIA DEPOIS
Bebé que nasceu sem rosto já se alimenta sem recurso a sonda

Portugueses são da região do Porto

González Hierro explicou que a equipa de auxílio está no local, na gruta de Cueto-Coventosa, na Cantábria, desde as 20:00 (19:00 em Lisboa) de domingo. Os portugueses pertencem ao Clube de Montanhismo Alto Relevo de Valongo, região do Porto. “O nível da água no interior da gruta subiu muito e isso não estava previsto pela equipa que desceu no sábado”, disse Vítor Gandra, coordenador da secção de espeleologia do Clube de Montanhismo Alto Relevo, que ainda hoje vai para Espanha.

A equipa portuguesa de espeleologia, que tinha programado a viagem à gruta para entre sexta-feira e hoje, é formada por sete elementos, três da equipa de apoio que ficou no exterior da gruta e quatro que estão retidos. A operação de socorro integra a equipa da ESOCAN, além de técnicos da Direção Geral do Interior do governo da Cantábria, agentes da Guarda Civil e voluntários da Associação de Proteção Civil de Arredondo.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para segunda-feira, 21 de outubro

 

Impala Instagram


RELACIONADOS