Queda de mísseis russos na Polónia é “irresponsabilidade” de Putin, diz João Gomes Cravinho

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, classificou hoje como uma “irresponsabilidade por parte do Presidente (russo, Vladimir) Putin, por parte das autoridades russas” as informações sobre a queda em território polaco de mísseis russos.

Queda de mísseis russos na Polónia é

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, classificou hoje como uma “irresponsabilidade por parte do Presidente (russo, Vladimir) Putin, por parte das autoridades russas” as informações sobre a queda de mísseis russos na Polónia.

“Se se confirmarem estas notícias, eu não tenho ainda conhecimento, confirmação, mas se se confirmarem, representam mais uma irresponsabilidade por parte do Presidente Putin, por parte das autoridades russas e que, naturalmente, não ficará sem a devida resposta”, disse à agência Lusa o chefe da diplomacia portuguesa.

João Gomes Cravinho considera que “a solução atual para se inverter e reverter a escalada é a retirada das forças russas dos territórios ocupados desde 24 de fevereiro”. “Portanto, esperamos que a Rússia faça isso de forma voluntária porque já percebemos que no terreno começa a haver condições para a Ucrânia obrigar a Rússia a fazer isso, mesmo que a Rússia não o queira”, acrescentou.

Pentágono vai investigar queda de mísseis russos em território da NATO

O Pentágono disse hoje que ainda precisa de corroborar os relatos de mísseis que terão caído na Polónia, país membro da NATO, e reiterou intenção de defender “cada centímetro” de território aliado. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que o Departamento de Defesa ainda está a analisar os dados que chegam, não querendo entrar em especulações sobre o que realmente aconteceu na Polónia, após notícias de que mísseis russos teriam atingido a Polónia.

Ainda assim, durante uma conferência de imprensa, o porta-voz do Pentágono reiterou a mensagem transmitida pelo Presidente dos EUA, Joe Biden, que prometeu defender o território dos países da NATO. “Quando se trata dos nossos compromissos de segurança e do artigo 5.º, queremos deixar claro que defenderemos cada centímetro do território da NATO”, assegurou. Leia mais aqui

 

 

Mísseis russos atingem Polónia e causam dois mortos

Um alto funcionário dos serviços de informações dos Estados Unidos disse hoje que mísseis russos caíram na Polónia, país membro da NATO, incidente que causou a morte a duas pessoas (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS