Ucrânia: Papa diz que visita a Kiev está “em cima da mesa”

O Papa declarou hoje que “está em cima da mesa” uma viagem à Ucrânia, ao responder uma questão colocada pela imprensa durante o voo para Malta, onde vai realizar uma visita de dois dias.

Ucrânia: Papa diz que visita a Kiev está

Questionado pelos jornalistas se está a levar em consideração o convite de ir a Kiev, Francisco respondeu: “sim, está em cima da mesa” uma viagem à Ucrânia. Tanto o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como o autarca de Kiev, Vitali Klitschko, convidaram o chefe da Igreja Católica a visitar o país para mostrar a sua proximidade com a população ucraniana, que está a sofrer numa guerra que o Papa tem criticado repetidamente.

Ucrânia: Governo ucraniano anuncia sete corredores humanitários para hoje
O Governo ucraniano anunciou que sete corredores humanitários estarão a funcionar para a retirada de civis de cidades onde ocorrem combates nas regiões de Donetsk e Lugansk (… continue a ler aqui)

Francisco e Zelensky conversaram, por telefone, em 22 de março, quando o Presidente ucraniano assegurou ao Papa que “é o convidado mais esperado no país”. O Papa disse a Zelensky que está “a rezar e a fazer todo o possível para acabar com a guerra, provocada após a invasão da Rússia”.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.276 civis, incluindo 115 crianças, e feriu 1.981, entre os quais 160 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior. A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos. A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

O Papa chegou hoje ao arquipélago mediterrânico de Malta para uma visita de dois dias, informou a agência de notícias France-Presse (AFP). Francisco embarcou no aeroporto de Fiumicino, em Roma, utilizando uma plataforma reservada a pessoas com mobilidade reduzida, segundo os jornalistas que o acompanhavam na viagem. O Papa, de 85 anos, sofre de ciática e de dores recorrentes na anca que o fazem coxear.

Impala Instagram


RELACIONADOS