Ucrânia: Moscovo e Kiev de acordo sobre estabelecimento de corredores humanitários

Russos e ucranianos chegaram a acordo hoje de manhã sobre o cumprimento do cessar-fogo em zonas onde foram estabelecidos corredores humanitários para a retirada de civis.

Ucrânia: Moscovo e Kiev de acordo sobre estabelecimento de corredores humanitários

Russos e ucranianos chegaram a acordo hoje de manhã sobre o cumprimento do cessar-fogo em zonas onde foram estabelecidos corredores humanitários para a retirada de civis, disse a vice-primeira-ministra da Ucrânia. De acordo com Iryna Verechtchouk, Moscovo confirmou o acordo sobre o respeito pela trégua. Que começou hoje de manhã, 09h locais (07h em Lisboa). E deve prolongar-se até às 21h (19h em Lisboa) em seis zonas onde se registam confrontos e ataques. O acordo prevê, nomeadamente, a retirada de civis de Energodar através de Zaporojie (sul). De Izioum para Lozova (leste) e de Sumy para Poltava (nordeste). Em Sumy o corredor estabelecido na terça-feira permitiu a retirada de milhares de civis.

LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios 

Outros corredores humanitários devem vir a ser delineados para a retirada de civis de Kiev. Onde os últimos bombardeamentos russos atingiram, sobretudo, a zona leste da cidade.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos. E mais de 800 feridos entre a população civil. E provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS