Ucrânia: Moscovo acusada de usar bombas de fósforo branco em Lugansk

O exército russo terá feito ataques com bombas de fósforo branco na noite de sábado, denunciou hoje o chefe da polícia da cidade de Popasna, a 100 quilómetros a oeste de Lugansk, no leste da Ucrânia.

Ucrânia: Moscovo acusada de usar bombas de fósforo branco em Lugansk

“Isto é o que os nazis chamavam uma ‘cebola queimada’ e é isto que os ‘russistas’ (combinação de russos com fascistas, segundo nota de redação da AFP) estão a desencadear nas nossas cidades. Sofrimento e incêndios indescritíveis”, escreveu Oleksi Bilochytsky na rede social Facebook, embora esta informação não tenha sido ainda verificada. Já em Kramatorsk, na região de Donbass, um comboio que transportava pessoas para Lviv, na Ucrânia ocidental, foi também alvo de ataques no sábado à noite, segundo o chefe da região militar da região de Donetsk, Pavlo Kirilenko, que referiu que os bombardeamentos fizeram um morto e um ferido.

Igrejas ortodoxas atacadas

A região de Donbass viu ainda duas igrejas ortodoxas que têm abrigado civis a serem atingidas pelos combates, mas sem provocar vítimas. De acordo com as autoridades regionais, foram atacadas a igreja em Sviatoguirsk, um famoso local de culto na região de Donetsk, e uma igreja em Severodonetsk, na região de Lugansk. Estes locais encontram-se em partes das regiões de Lugansk e Donetsk que não integravam os territórios reclamados pelas forças separatistas pró-Moscovo até que a invasão russa da Ucrânia começou no dia 24 de fevereiro.

LEIA AINDA
Fique a saber o que aconteceria ao mundo com a explosão de todas as bombas nucleares

Impala Instagram


RELACIONADOS