Ucrânia: Ataque russo a caravana humanitária faz 7 mortos perto de Kiev

Sete civis ucranianos, incluindo uma criança, morreram após um bombardeamento russo de uma caravana humanitária de refugiados, disse o Ministério da Defesa da Ucrânia.

Ucrânia: Ataque russo a caravana humanitária faz 7 mortos perto de Kiev

Os sete estavam entre centenas de pessoas que tentaram fugir da aldeia de Peremoha, 20 quilómetros a nordeste de Kiev. Um número desconhecido de pessoas foi ferido nos bombardeamentos, acrescenta-se no comunicado. Moscovo prometeu estabelecer em segurança corredores humanitários para fora das zonas de conflito, mas as autoridades ucranianas acusaram a Rússia de dispararem sobre civis. O Presidente da Ucrânia afirmou que 12.729 pessoas conseguiram sair no sábado do país através de corredores humanitários.

Corredores humanitários já funcionam

A informação foi transmitida na rede social Telegram, com Volodymyr Zelensky a afirmar que os corredores humanitários de retirada de pessoas previstos para sábado funcionaram. Já a vice-primeira-ministra, Irina Vereshchuk, revelou que estiveram operacionais nove dos 14 corredores humanitários previstos. Já o diretor do Centro de Controlo da Defesa Nacional russa, Mijail Mizintsev, acusou a Ucrânia de impedir a retirada de civis para a Rússia e que, mesmo assim, Kremlin conseguiu retirar 10 mil pessoas de várias regiões, incluindo as pró-russas Donetsk e Luhansk.

LEIA AINDA
Ucrânia: Soldados russos morrem carbonizados em Kiev [vídeo gráfico]

 

Impala Instagram


RELACIONADOS