Turquia/Sismo: Pai e filha resgatados após 90 horas sob escombros

As equipas de emergência da Turquia conseguiram resgatar pai e filha cerca de 90 horas depois de terem ficado soterrados sob os escombros de um prédio destruído pelos sismos de segunda-feira.

Turquia/Sismo: Pai e filha resgatados após 90 horas sob escombros

Equipas de socorro e busca encontraram os dois sobreviventes, na quinta-feira, na cidade de Odabasi, na província de Hatay, no sul da Turquia, perto da fronteira com a Síria, avançou a agência de notícias estatal turca Anatolia. Depois de terem recebido os primeiros socorros, pai e filha, de 5 anos, foram levados para um hospital. Embora os especialistas defendam que as pessoas podem sobreviver durante uma semana ou mais, as hipóteses de encontrar sobreviventes em temperaturas negativas estão a diminuir.

Leia depois
Saiba por que o terramoto da Turquia foi tão devastador
Terramotos são frequentes na Turquia e existem diversos fatores que ajudam a explicar a devastação do abalo que já provocou a morte de mais de 21 mil pessoas (… continue a ler aqui)

O tempo médio que uma pessoa pode permanecer viva sem ingerir água ou comida em desastres como um sismo é de 72 horas, mas as operações prosseguem para encontrar sobreviventes do terramoto na Turquia e Síria. As autoridades turcas referiram que mais de 120 mil equipas de resgate estão a participar nos esforços, com mais de 5.500 veículos, e a ajuda de 95 países, incluindo Portugal e Brasil.

O tempo médio que uma pessoa pode permanecer viva sem ingerir água ou comida em desastres como um sismo é de 72 horas

Imagens aéreas mostram o alcance da devastação, com bairros inteiros de arranha-céus reduzidos a metal retorcido, betão pulverizado e fios elétricos expostos. Mais de 20.400 pessoas morreram na sequência do violento sismo que abalou na segunda-feira o sudeste da Turquia e o norte da Síria, de acordo com balanços oficiais divulgados na quinta-feira à noite.

Impala Instagram


RELACIONADOS