Terramoto de magnitude 6,4 sacode o sudeste da Turquia

Um novo terramoto, de magnitude 6,4 na escala de Richter, abalou hoje a província turca de Hatay, uma das mais afetadas pelos sismos de 06 de fevereiro, que resultaram em pelo menos 44 mil mortos na Turquia e Síria.

Terramoto de magnitude 6,4 sacode o sudeste da Turquia

Um novo terramoto, de magnitude 6,4 na escala de Richter, abalou hoje a província turca de Hatay, uma das mais afetadas pelos sismos de 06 de fevereiro, que resultaram em pelo menos 44 mil mortos na Turquia e Síria. O sismo, com epicentro a sul da cidade de Antaquia, ocorreu pelas 20:04 (17:04 hora de Lisboa), segundo dados do observatório Kandilli, em Istambul, e também foi sentido em países vizinhos.

Ainda não há dados sobre possíveis novos danos ou vítimas, mas vários repórteres presentes em Antaquia relataram que o tremor causou pânico entre os sobreviventes que estão a viver em tendas, noticiou a agência Efe. Pelo menos um prédio já meio desmoronado desabou completamente e destroços de outras infraestruturas afetaram veículos estacionados, relatou a estação turca NTV.

Ahmet Ovgun Ercan, prestigiado geofísico da Universidade Técnica de Istambul, assegurou à estação HalkTV que este terremoto, que estimou de 17 segundos de duração, é um fenómeno normal e antecipou que alguns edifícios já danificados terão desabado. Desde o terremoto de 06 de fevereiro, praticamente nenhum dos edifícios de Antaquia está habitável, mas há equipas de trabalho de remoção de entulho que podem ter ficado retidas devido a desabamentos.

Mais de 44.000 pessoas morreram na Turquia e na Síria

Além disso, muitos sobreviventes têm o hábito de se reunir em torno de fogueiras em frente a edifícios desmoronados para ajudar na identificação de corpos e podem estar em risco se um edifício sobrevivente vizinho tiver desabado. “Foi terrível, janelas partidas caíram sobre nós. Todos deixaram as lojas em pânico. Com a escuridão ainda não dá para ver o que aconteceu”, realçou Ugur Sahin, repórter do jornal BirGün, à Efe por telefone.

O centro nacional de emergência do serviço de emergência nacional turco (Afad), que localiza o epicentro do terremoto no bairro de Defne, na própria Antaquia, relatou uma segunda réplica, de magnitude 5,8, com epicentro em Samandag. Mais de 44.000 pessoas morreram na Turquia e na Síria na sequência de fortes abalos sísmicos no dia 06: ao terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter – com epicentro em território turco — seguiram-se várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.

Na sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou para 84,5 milhões de dólares (79 milhões de euros) o pedido internacional de ajuda financeira destinado às vítimas destes sismos.

 

Para ler depois
Os oito terramotos mais destrutivos alguma vez registados
As placas tectónicas do planeta são dinâmicas e, algumas vezes, tocam-se nos seus limites. Essas interações podem dar origem a terramotos de diversas magnitudes (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS