O truque para acalmar condutores agressivos

Um novo estudo descobriu a ‘receita milagrosa’ que ajuda a acalmar os condutores agressivos. É bem simples e promete manter o seu mau feitio fora da estrada.

O truque para acalmar condutores agressivos

Um novo estudo diz ter encontrado o ‘remédio’ para acalmar os condutores agressivos e evitar comportamentos de stress na estrada. Quem nunca levou, ou mandou, uma ou outra buzinadela despropositada? Ou soltou um insulto? Pois bem, com este truque vai conseguir controlar o mau feitio na hora de se sentar ao volante.

Para ler depois
Quer deixar de ressonar? Siga este conselho da NASA
Ressonar não só afeta a qualidade de sono de quem sofre desta patologia como, também, é a causa de muitos divórcios e más relações com os vizinhos. Acabe com isso (… continue a ler aqui)

Segundo o estudo publicado na Human Psychopharmacology: Clinical & Experiment, cheirar o aroma do óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser a solução para reduzir comportamentos agressivos de condução.

“Tenho pesquisado os efeitos dos aromas dos óleos essenciais no comportamento humano há mais de vinte anos”, diz o autor do estudo, Mark Moss, chefe do Departamento de Psicologia da Northumbria University. “Os meus principais interesses têm sido focados na memória e no humor, mas recentemente um aluno (Jasmine Ho) sugeriu que os efeitos do humor podem impactar em configurações aplicadas, como na condução. Como temos um simulador de direção de realidade virtual no departamento, esse parecia um caminho interessante a explorar. Escolhemos o aroma de hortelã-pimenta, pois já foi demonstrado que reduz a sonolência dos condutores e tem um leve efeito calmante”, explica.

Para a pesquisa, os investigadores recrutaram 50 participantes através de anúncios nas redes sociais e num campus universitário no Reino Unido. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um que iria cheirar o aroma do óleo essencial e outro não.

Depois – utilizando o software de simulação de condução “City Car Driving”, incluindo óculos de realidade virtual – os participantes foram submetidos a um teste de 15 minutos. A sessão foi feita de forma a criar uma experiência de condução que desencadeasse comportamentos agressivos. Para isso, foram incluídas cenas como condutores a travar de repente ou a mudar de faixa sem aviso, que ocorreram de forma aleatória e em igual número para ambos os grupos.

Condutores que cheiraram o óleo de hortelã-pimenta mostraram menos comportamentos agressivos

Os investigadores observaram que os condutores que cheiraram o óleo de hortelã-pimenta antes do teste mostraram menos comportamentos agressivos, como insultos ou seguir o outro veículo, em comparação com o o outro grupo.

“O impacto da inalação do aroma nos comportamentos humanos não é particularmente grande, mas não deve ser ignorado. A condução agressiva é um aspecto do comportamento humano que se está a tornar cada vez mais problemático e todas as intervenções que possam ajudar têm valor”, explica Mark Moss ao PsyPost.

Mas Moss observou que “há uma série de questões que o estudo deixa sem resposta, como quanto tempo o efeito pode durar e quanto aroma é preciso ser inalado para ser benéfico”.

“A simulação da condução foi bastante curta. O que pode acontecer em viagens mais longas? O aroma precisa de estar presente constantemente ou pode ser intermitente? A dose exacta do aroma ainda não foi explorada e ainda há muitos desafios sobre a variabilidade dos dispersores dos carros, a abertura das janelas, etc”, aponta.

“No entanto, a indicação é que o uso do aroma de hortelã-pimenta no carro pode reduzir as respostas agressivas a situações desafiadoras de condução”, acrescentou. “Certamente não é a resposta para uma direção imprudente, mas ajuda a melhorar a experiência dos automobilistas na estrada”, assume.

Os óleos essenciais são concentrados aromáticos, não gordurosos e voláteis de matérias-primas vegetais obtidos diretamente de plantas, raízes, flores, folhas, árvores, por exemplo. É um composto químico natural que pode ser utilizado como remédio caseiro em muitas situações. São usados tanto em aromaterapia como para fins terapêuticos.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Inês Neves; Foto: Luigi Manga no Unsplash

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS