Trump reage a discurso de Greta Thunberg: «Parece muito feliz»

Donald Trump comenta o discurso da jovem ativista, durante a Ação da Cimeira Climática, em que acusa os líderes mundiais de lhe roubarem a infância.

Trump reage a discurso de Greta Thunberg: «Parece muito feliz»

Trump reage a discurso de Greta Thunberg: «Parece muito feliz»

Donald Trump comenta o discurso da jovem ativista, durante a Ação da Cimeira Climática, em que acusa os líderes mundiais de lhe roubarem a infância.

O discurso que Greta Thunberg deu na noite desta segunda-feira, 23 de setembro, durante a Ação da Cimeira Climática, em que acusa os líderes mundiais de lhe roubarem os sonhos e a infância, captou a atenção de Donald Trump, que reagiu às palavras da jovem ativista, através do Twitter.

LEIA DEPOIS
Marcelo discursa na Cimeira da Ação Climática em Nova Iorque

O presidente norte-americano partilhou na rede social o vídeo em que Greta Thunberg repreende os líderes mundiais, com a legenda: «Parece uma rapariga muito feliz, esperançada num brilhante e maravilhoso futuro. Tão bonito de ver.» O comentário de Donald Trump mereceu as críticas de vários internautas uma vez que no vídeo a jovem ativista de mostra emocionada e sem esperança.

She seems like a very happy young girl looking forward to a bright and wonderful future. So nice to see! https://t.co/1tQG6QcVKO

Greta Thunberg: «Os jovens começam a compreender a vossa traição»

«Eu não devia estar aqui, eu devia estar na escola, do outro lado do oceano», começou por dizer, emocionada, a jovem que lançou o movimento Greve Mundial pelo Clima quando em 2018 decidiu faltar às aulas para protestar junto ao parlamento sueco contra a inação dos políticos em questões ambientais.

No curto discurso que leu na abertura da cimeira Greta Thunberg disse que faz parte do grupo de pessoas com sorte, mas que há gente que sofre e que está a morrer, que há ecossistemas inteiros a desaparecer, e que no planeta se está no início de uma extinção em massa, tudo ao mesmo tempo que os líderes mundiais apenas falam de dinheiro e «dos contos de fadas do crescimento económico eterno». «Como é que se atrevem?», insistiu.

A jovem de 16 anos repetiu factos científicos que confirmam o aquecimento global do planeta e condenou os chefes de Estado e de governo presentes na cimeira, para a qual foi convidada pelo secretário-geral da ONU. «Vocês deixaram-nos cair. Mas os jovens começam a compreender a vossa traição», disse Greta Thunberg, acrescentando: «Se vocês decidiram deixar-nos cair, eu digo-vos: nós nunca vos iremos perdoar. E não deixaremos que vocês se vão embora assim».

«O mundo está a acordar e a mudança a chegar, quer vocês gostem ou não. Obrigado», concluiu a jovem, muito aplaudida.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta quarta-feira, 25 de setembro

Impala Instagram


RELACIONADOS