Tribunal volta a condenar a 17 anos de prisão antigo fuzileiro que disparou contra a filha

O Tribunal de Almada voltou hoje a condenar um antigo fuzileiro a 17 anos de prisão por ter disparado sobre a própria filha em 2011, deixando-a tetraplégica, num julgamento já realizado cinco vezes.

Tribunal volta a condenar a 17 anos de prisão antigo fuzileiro que disparou contra a filha

O Tribunal de Almada voltou hoje a condenar um antigo fuzileiro a 17 anos de prisão por ter disparado sobre a própria filha em 2011, deixando-a tetraplégica, num julgamento já realizado cinco vezes. O arguido, que se encontra em liberdade desde 2013, foi novamente condenado por homicídio qualificado na forma tentada e a defesa anunciou, após a leitura da sentença, que pretende voltar a recorrer para o Tribunal da Relação de Lisboa.

O caso remonta a abril de 2011, quando António Santos terá atingido a tiro a própria filha, Diana Santos, médica no Hospital de Évora, na altura com 26 anos, alegadamente porque não aceitava a relação de namoro que mantinha.

Em 2012, o ex-fuzileiro foi condenado a 17 anos de prisão, mas Tribunal da Relação de Lisboa mandou repetir o julgamento e hoje o Tribunal de Almada voltou a confirmar a decisão. “Estas coisas do Direito não são como começam, mas são como acabam e ainda não acabou. Esta decisão já foi anulada por quatro vezes”, disse aos jornalistas o advogado de defesa Gameiro Fernandes, adiantando que a sentença de hoje é um “copy paste” das decisões anteriores.

Em declarações no final da leitura da sentença, o advogado explicou que a decisão mantém uma dupla qualificação do crime, porque condena pela lei das armas e condena pelo homicídio qualificado, tendo sido pedida a alteração da qualificação ao tribunal, que não se pronunciou, pelo que poderá traduzir-se numa nova nulidade.

Gameiro Fernandes adiantou que a defesa admite que o arguido seja condenado, “mas, que seja condenado numa pena justa, ou seja, que atenda ao estado psíquico que tinha à data dos factos”.

Governo condecora a título póstumo agente da PSP Fábio Guerra

O louvor que condecora, a título póstumo, com a medalha de serviços distintos da PSP, grau ouro, ao agente Fábio Guerra, que morreu no passado dia 21 de março, foi hoje publicado em Diário da República (…continue ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS