Todos os retirados de prédio que aluiu na Rua 31 de Janeiro no Porto são estrangeiros

As seis pessoas retiradas de um prédio na Rua 31 de Janeiro, onde ocorreu o aluimento de uma das paredes provocando uma “derrocada parcial”, são de nacionalidade estrangeira, adiantou hoje a Câmara do Porto.

Todos os retirados de prédio que aluiu na Rua 31 de Janeiro no Porto são estrangeiros

À agência Lusa, a Câmara do Porto confirmou que as seis pessoas retiradas do prédio, entre elas uma criança, “não são de nacionalidade portuguesa”.

No local, em declarações aos jornalistas, o presidente da autarquia, Rui Moreira, esclareceu que, pelas 18:00, foi dado o alerta para uma derrocada no prédio n.º 55 da Rua 231 de Janeiro.

Entre as pessoas que foram retiradas do prédio, há uma criança e um ferido ligeiro.

Segundo o autarca, o prédio “não tem o mínimo de condições de habitabilidade”, pelo que a autarquia vai garantir o alojamento das pessoas esta noite.

“Vamos arranjar local para ficarem”, referiu.

Também no local, o comandante do Regimento dos Sapadores de Bombeiros do Porto e coordenador municipal da Proteção Civil, Carlos Marques, esclareceu que as seis pessoas se encontravam no 2.º e 3.º piso do prédio, e que quatro saíram com recurso a auto-escada e duas pelo próprio pé.

De acordo com Carlos Marques, inicialmente havia suspeita de que pudessem existir vítimas nos escombros, mas a unidade cinotécnica confirmou que não.

“Havia informação de que viviam 10 pessoas neste edíficio”, acrescentou.

O responsável referiu ainda que o edíficio “não reúne condições de habitabilidade” e que as equipas estão, neste momento, a avaliar o seu estado.

A derrocada parcial do edíficio, explicou, foi provocada pela queda da parede mieira [entre o prédio em causa e o contíguo onde decorre uma obra] que fez com que o “interior do edíficio derrocasse parcialmente”.

Fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto revelou à Lusa que os trabalhos “vão manter-se por tempo indeterminado” e que fruto da avaliação que estão a fazer ao edifício “pode haver a necessidade de derrubar o que da estrutura se apresentar instável ou em perigo de ruir”.

No local, estiveram 40 elementos, apoiados por 15 viaturas.

SPC/JFO // MSP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS