Homem sem testículos recebe transplante de gémeo para ter filhos

Pela terceira vez na história da Medicina, um homem recebeu um testículo doado. Transplante deste tipo de órgãos não é permitido por lei por uma questão ética.

Homem sem testículos recebe transplante de gémeo para ter filhos

É nos testículos que são criados os espermatozóides e onde é produzida a testosterona. Os pacientes que nascem sem esses órgãos (um a cada 20 mil bebés) precisam de tomar suplementos hormonais durante toda a vida e não podem ter filhos. Contudo, pela terceira vez na história da Medicina, uma equipa internacional de cirurgiões conseguiu realizar, com sucesso, uma cirurgia de transplante de testículos. O paciente é um homem de 36 anos que nasceu sem nenhum dos dois órgãos. O transplante deste tipo de órgãos não é permitido por lei por uma questão ética, pois o órgão permite gerar bebés com o ADN do dador.

LEIA DEPOIS
«Soco» a treinador do Belenenses pode custar uma época a Sérgio Conceição [vídeo]

Transplante de testículos com o objetivo de o paciente vir a «ter filhos»

Contudo, neste caso, foi aberta uma exceção por tratar-se de gémeos idênticos e, por isso, com o mesmo ADN. A identidade do transplantado não foi revelada, mas o jornal New York Times avançou com mais pormenores. Segundo aquele órgão de comunicação, o objetivo do paciente era «sentir-se mais confortável com os níveis de testosterona estabilizados e, no futuro, ter filhos».

Função reprodução ainda não está em funcionamento pleno

A cirurgia foi um sucesso, mas a função reprodução ainda não está em funcionamento pleno. Os médicos não encontraram tecido suficiente para construir um tubo para conectar o testículo ao pénis. Porém, os níveis de testosterona do paciente estão normalizados. Será possível, no futuro, tentar nova cirurgia de reconstrução. Transplantado e dador devem receber alta ainda esta semana.

LEIA MAIS
Jorge Jesus deixa já no ar possibilidade fazer pré-época em Portugal
Desfigurado por ex-namorada, Daniel reencontrou o amor [fotos]

Impala Instagram


RELACIONADOS