Terceiro avião com apoio português aterra na cidade moçambicana da Beira

Depois dos dois C-130, um avião comercial fretado pelo Estado português para apoio às operações de socorro após o ciclone Idai em Moçambique aterrou na cidade da Beira.

Terceiro avião com apoio português aterra na cidade moçambicana da Beira

Um avião comercial fretado pelo Estado português para apoio às operações de socorro após o ciclone Idai em Moçambique aterrou hoje na cidade da Beira pelas 15:00 (13:00 em Lisboa). O avião transportou uma força operacional conjunta da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) com valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em situações de emergência complexas.

Esta força é composta por operacionais da Força Especial de Bombeiros (dez elementos), Bombeiros Voluntários de diversas corporações do distrito de Santarém (19 elementos), Guarda Nacional Republicana (18 elementos) e Instituto Nacional de Emergência Médica (um elemento), que vão apoiar as autoridades moçambicanas nas operações de socorro às vítimas do ciclone.

O dispositivo é coordenado pela ANPC e a bordo segue também diverso material médico de apoio ao Hospital da Beira.

Este é o terceiro avião com ajuda portuguesa após dois C-130 que chegaram na sexta-feira e hoje.

O apoio surge na sequência do pedido de assistência internacional para ajuda nas operações de socorro apresentado pelas autoridades moçambicanas no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

O balanço provisório da passagem do ciclone Idai em Moçambique voltou hoje a aumentar, subindo para 417 mortos.

 LEIA MAIS

Fogo descontrolado em Barcelos combatido por mais de 70 bombeiros

Substituto de Zé do Pipo estreia-se em televisão com música do desaparecido

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS