TAP pagou mais de 1 milhão de euros em prémios

Os prémios foram pagos com o salário de maio de colaboradores e entregues a quadros superiores. Sindicatos estranham medida, depois da empresa registar prejuízo de 118 milhões de euros em 2018.

TAP pagou mais de 1 milhão de euros em prémios

A TAP pagou prémios de 1,171 milhões de euros a 180 pessoas, incluindo dois de 110 mil euros atribuídos a dois quadros superiores, segundo um documento a que a Lusa teve acesso. Em causa estão prémios que foram pagos com o salário de maio destes colaboradores e que oscilam entre os 110 mil e pouco mais de mil euros.

Contactado pela Lusa, Paulo Duarte, coordenador do Sitava (Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos) confirmou esta situação, referindo que estranhava «muito a TAP ter tomado essa iniciativa que nunca foi prática habitual e que vai lançar a desigualdade entre trabalhadores pela falta de equidade», visto que apenas alguns foram escolhidos. «Não entendemos isto tendo em conta que num ano em que tivemos lucros [2017], os prémios foram distribuídos por todos», num valor igual, detalhou o dirigente sindical.

Contactada pela Lusa, a TAP disse que não comenta «as suas políticas de mérito». Paulo Duarte disse que esta estratégia criou «mal-estar» na empresa e deixou ainda em aberto uma reação do sindicato, que não quis detalhar.

A seguir aos prémios mais elevados, os de 110 mil euros, está um valor de mais de 88 mil euros pago a um dos quadros, um de mais de 49 mil euros e outro de 42 mil. Os restantes valores são todos iguais ou inferiores a 30 mil euros.

No ano passado, o grupo TAP registou um prejuízo de 118 milhões de euros, valor que compara com um lucro de 21,2 milhões de euros registado no ano anterior, segundo anunciou a empresa em março. «Tivemos um prejuízo líquido consolidado de 118 milhões de euros […]. Os resultados vão além do prejuízo, já que a empresa não causa impacto somente através do seu resultado financeiro», disse o presidente da Comissão Executiva da TAP, Antonoaldo Neves. Por sua vez, a receita do grupo passou de 2.978 milhões de euros em 2017 para 3.251 milhões de euros em 2018, traduzindo-se num aumento de 273 milhões de euros, mais 9,1% face ao período homólogo.

«O ano de 2018 foi difícil para a TAP quer em termos operacionais, quer em termos económicos e financeiros, mas foi um ano que não comprometeu o nosso futuro. Um ano que nos permitiu continuar a criar raízes para que o plano estratégico possa ser implementado como previsto», indicou, por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho.

LEIA MAIS

Queixa de violação de Mayorga contra Ronaldo apresentada no Tribunal Federal

Fernanda Serrano confirma estar separada de Pedro Miguel Ramos

Impala Instagram


RELACIONADOS