Talibãs dispõem de 72 mil milhões de euros em armas, veículos e aviões

Jim Banks, congressista republicano, afirma que os talibãs ganharam acesso a cerca de 72 mil milhões de euros distribuídos por armas, aviões, helicópteros, veículos e outros materiais de guerra.

Talibãs dispõem de 72 mil milhões de euros em armas, veículos e aviões

Jim Banks, congressista republicano, afirma que os talibãs ganharam acesso a cerca de 72 mil milhões de euros distribuídos por armas, aviões, helicópteros, veículos e outros materiais de guerra. Além disso, dispõem também de dados biométricos de todos os afegãos que ajudaram as tropas aliadas nos últimos 20 anos. “Os talibãs têm agora mais helicópteros BlackHawk do que 85% dos países do mundo”, atirou.

Numa conferência de imprensa em Washington, o congressista justificou esta estimativa com base no facto de ter trabalhado no setor do equipamento militar, adquirindo e entregando esses materiais às forças afegãs – em nome dos Estados Unidos. O equipamento militar deixado para trás inclui cerca de 75 mil veículos de guerra, 200 aviões e helicópteros e 600 mil armas de fogo. Óculos de visão noturna, proteção balística e materiais médicos, são alguns dos equipamentos que agora estão nas mãos do grupo talibã, afirmou Jim Banks.

«É sangue que cai nas mãos de Joe Biden»

“Não há qualquer plano por parte desta administração para recuperar essas armas e este equipamento – e se alguma destas armas for usada para fazer mal, ferir ou matar um americano, agora ou no futuro, então é sangue que cai nas mãos de Joe Biden“, acrescentou. Alarmante e “inimaginável” é também o facto de que os talibãs dispõem de “equipamentos biométricos que contêm as impressões digitais, imagens da retina e informação biográfica de todos os afegãos que nos ajudaram e que estiveram ao nosso lado, ao longo dos últimos 20 anos”.

LEIA AINDA

Afeganistão. O que já mudou na vida das mulheres
A brutalidade dos talibã exerce-se sobretudo sobre elas. Desapareceram das vidas normais a que estavam habituadas e vestiram as burkas. Quem não as usava, acorreu a lojas na esperança de ainda conseguir comprar uma. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS